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Relação de Cursos do Programa

 

 

 
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Curso: Ansiedade Social e Didática

Responsáveis: JOSE CARLOS FERNANDES GALDURÓZ , MONICA LEVY ANDERSEN

Carga horária prática: 5 - Carga horária teórica: 10

Total de Créditos: 1

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 10/2/2017 - Até: 10/3/2017


Período do Curso:

De: 20/3/2017 - Até: 23/3/2017

Horários: : De: 12:00hs - Até: 14:00hs

Dia(s): Segunda,Terça,Quarta,Quinta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik



 

Objetivos

 

Este curso pretende abordar conceitos básicos sobre entendimento das condutas ansiedade social não-patológica e patológica (fobia social). Estudar os mecanismos psicobiológicos envolvidos e formas para diminuir esse tipo de ansiedade. Também se pretende fornecer subsídios para contornar a ansiedade social em situações de exposição tais como falar em público (ministrar aulas/palestras). Mostrar os tratamentos disponíveis quando a ansiedade é patológica.

 

 

Ementa

 

Conceitos básicos sobre entendimento das condutas ansiedade social não-patológica e patológica (fobia social). Mecanismos psicobiológicos envolvidos e formas para diminuir esse tipo de ansiedade. Subsídios para contornar a ansiedade social em situações de exposição tais como falar em público (ministrar aulas/palestras). Tratamentos disponíveis quando a ansiedade é patológica.

 

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1: Conceitos psicobiológicos sobre ansiedade social patológica e não-patológica

 

Aula 2: Ansiedade atividades da teoria à prática

 

Aula 3: Seminário: Apresentação de situações-problema

 

Aula 4: Discussão de casos final

 





 

Bibliografia

 

Cem Bilhões de Neurônios. Lent R, 2ª Editora: Atheneu.

 

Ciência: da filosofia à publicação. Volpato G. Editora Cultura Acadêmica, 6ª edição, 2013.

 

Qual é a tua obra? - Inquietações Propositivas Sobre Ética, Liderança e Gestão.  Cortella MS. Editora: Vozes.

 

Ousar Falar em Público: Os Segredos da Boa Comunicação, Muller MF. Editora Vozes, 2011.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisitos: não há. Curso obrigatório: não. Curso optativo: sim

 

Local do curso:

 

.       Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 

 





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Curso: Aspectos Práticos Neurológicos da Medicina do Sono

Responsável: FERNANDO MORGADINHO SANTOS COELHO

Carga horária prática: 5 - Carga horária teórica: 10

Total de Créditos: 1

Período de Inscrição:

De: 4/7/2017 - Até: 15/8/2017


Período do Curso:

De: 2/9/2017 - Até: 3/9/2017

Horários: : De: 08:00hs - Até: 19:00hs

Dia(s): Domingo,Sábado

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



Comunicado super importante: atenção que em caráter excepcional o acesso ao Anf.Brasil Tufik será feito exclusivamente pela garagem do prédio (R.Loefgreen 1900) e mediante apresentação de documento de identidade na recepção, para conferência do nome na lista de alunos matriculados, em virtude do horário diferenciado.

 

Endereço da garagem do prédio do Anfiteatro Brasil Tufik: Rua Loefgreen 1900 (esquina com a Rua Napoleão de Barros 925).

 

Atenção aos Horários do Curso: das 08h às 19h (dia 02/09/2017 - Sábado) e das 09h às 13h (dia 03/09/2017 - Domingo).

 

Objetivos

 

O aluno deverá desenvolver os conhecimentos e habilidades de diagnóstico e tratamento dos aspectos neurológicos na Medicina do Sono. O curso aborda principalmente aspectos neurológicos de Medicina do Sono. Dessa forma, o aluno da pós-graduação terá contato durante todo o curso com profissionais capacitados e experientes em Medicina do Sono, além de aulas com o professor responsável pela disciplina.

 

 

Ementa

 

Histórico e Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.

 

Métodos diagnósticos em Medicina do Sono.

 

Insônia.

 

Visão neurológica dos Distúrbios Respiratórios do Sono.

 

Parassonias do Sono NREM e REM e a interação com doenças neurológicas.

 

Hipersonias primárias  e secundárias.

 

Doenças neurológicas e Medicina do Sono.

 


Conteúdo Programático

 

Dia 02/09/2017- Aula 1 – Teórica

Das 08h às 09h30 - Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono e Métodos diagnósticos em Medicina do Sono.

 

Dia 02/09/2017- Aula 2 – Teórica

Das 10h às 11h – Insônia

 

Dia 02/09/2017- Aula 3 – Teórica

Das 11h às 12h - Visão neurológica dos Distúrbios Respiratórios do Sono.

 

Dia 02/09/2017- Aula 4 – Teórica

Das 13h às 15h - Parassonias do Sono NREM e REM e a interação com doenças neurológicas.

 

Dia 02/09/2017- Aula 5 – Teórica

Das 15h às 17h - Hipersonias primárias e secundárias.

 

Dia 02/09/2017- Aula 6 – Prática

Das 17h às 19h – Análise crítica do filme “In side out” (Divertidamente)

 

Dia 03/09/2017- Aula 7 – Teórica

Das 09h às 11h - Doenças neurológicas e Medicina do Sono.

 

Dia 03/09/2017- Aula 8 – Prática e Avaliação

Das 11h às 13h – Discussão de casos clínicos e Avaliação

 

 





 

Bibliografia

 

AVC e Sono. Fernando Morgadinho e Brian Murray. 1ª edição 2014.  Editora Manole, São Paulo.

 

Principles and Practice of Sleep Medicine. Meir H. Kryger , MD, FRCPC. 5Th Edition.

 

Sono E A Medicina Do Sono. Teresa Paiva, Monica Levy Andersen e Sergio Tufik. 1ª edição 2014.  Editora Manole, São Paulo.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 40 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições. Pré-requisito: estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação. Curso obrigatório: não. Curso optativo: sim.

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil.

 

Atenção aos Horários do Curso: das 08h às 19h (dia 02/09/2017 - Sábado) e das 09h às 13h (dia 03/09/2017 - Domingo).


Comunicado super importante: atenção que em caráter excepcional o acesso ao Anf.Brasil Tufik será feito exclusivamente pela garagem do prédio (R.Loefgreen 1900) e mediante apresentação de documento de identidade na recepção, para conferência do nome na lista de alunos matriculados, em virtude do horário diferenciado.

 

Endereço da garagem do prédio do Anfiteatro Brasil Tufik: Rua Loefgreen 1900 (esquina com a Rua Napoleão de Barros 925).


 





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Curso: Biologia do Sono (Sono I)

Responsáveis: MONICA LEVY ANDERSEN , SERGIO TUFIK

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 75

Total de Créditos: 5

Período de Inscrição:

De: 10/1/2017 - Até: 31/1/2017


Período do Curso:

De: 6/2/2017 - Até: 27/3/2017

Horários: : De: 08:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Segunda,Quarta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Ementa

 

A disciplina abordará aspectos históricos da Medicina do Sono, conceitos básicos em Cronobiologia e Ontogênese do ciclo vigília-sono bem como a neurobiologia e fisiologia do sono com enfoque nos principais neurotransmissores e sistemas. Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de entender as definições dos estágios de sono e acordo com o padrão eletroencefalográfico, as bases neurofisiológicas e farmacológicas de uma noite de sono, bem como as consequências biológicas e os custos sociais da privação de sono.

 

 

Conteúdo Programático - Docente

 

 

Aula

 

 

Atividade

 

 

Apresentação do curso: Sergio Tufik

Histórico da Biologia e Medicina do Sono e Sono Normal - Monica Levy Andersen

 

 

06/02/2017

 

 

Divisão grupo e entrega dos artigos (pré-selecionados pelos professores) e roteiro da avaliação

 

 

Cronobiologia - Vânia D’Almeida

 

08/02/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Ontogênese

Gustavo Antonio Moreira (Infância – Vida Adulta)

Cleusa Pinheiro Ferri (Envelhecimento)

 

 

13/02/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Bases Neurais - Paula Cristina Alves Araujo

 

 

15/02/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Fisiologia do Sono - Camila Hirotsu

 

 

20/02/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Privação de Sono – Monica Levy Andersen

 

22/02/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Farmacologia – Laís Fernanda Berro

 

 

06/03/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

 

Estrutura do Sono em Roedores – Monica Levy Andersen

 

 

 

08/03/2017

 

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Sono entre os Gêneros - Helena Hachul de Campos

 

 

13/03/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Genética - Vânia D’Almeida

 

 

15/03/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Apresentação dos Artigos (Análise Crítica)

 

 

20/03/2017

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Apresentação dos Artigos (Análise Crítica)

 

 

22/03/2017

 

 

Prova Final (Conteúdo completo do curso)

 

 

27/03/2017

 





 

Bibliografia

 

Bibliografia

 

AMERICAN ACADEMY OF SLEEP MEDICINE - AASM.  International Classification of Sleep Disorders 2nd Edition: Diagnostic and Coding Manual (ICSD-2). Westchester, IL, American Academy of Sleep Medicine, 2005.

 

ANDERSEN, M. L.; TUFIK, S. Animal models as ethical tools in biomedical research.  CLR Balieiro Editores, 2010. v. 1. 563 p. Capítulo: Sleep pattern in rats. p.167-194, 2004.

 

ANDERSEN, M. L.; VALLE, A. C.; IARIA, C. T.; TUFIK, S.  Implantação de eletrodos para o estudo eletrofisiológico do ciclo vigília-sono do rato. 1a Edição, São Paulo, Universidade Federal e São Paulo-UNIFESP/EPM (Editores), 2001, 62p.

 

DAL FABBRO, C; CHAVES JR., C. M.; TUFIK, S.  Bases neurais e fisiologia do sono.  In: A Odontologia na Medicina do Sono.  Dental Press (Ed). São Paulo, p.39-62, 2010

 

PAIVA, T.; ANDERSEN, M. L.; TUFIK, S.  O Sono e a Medicina do sono. 1ª. ed.  Barueri : Manole, 2014.  800p.

 

TUFIK, S. (Org.)  Medicina e Biologia do Sono. 1ª. ed.  Barueri : Manole, 2008.  483p.

 

TUFIK, S.; ANDERSEN, M. L.; BITTENCOURT, L. R. A.; MELLO, M. T.  Circadian sleep disorders. International Neurology.  Lisak RP; Truong DD; Carrol WM; Bhidayasiri R (Eds). Wiley-Blackwell, 569-570, 2009.

 

TUFIK, S; ANDERSEN, M. L.; PINTO Jr, L. Sono e Sonhos.  In: Lent R. (Ed).  Neurociência da mente e do comportamento.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p.271-285, 2008.

 

TUFIK, S; GODOI, F. R. L.; ANDERSEN, M. L.  Mecanismos de alerta e atenção e ciclo vigília-sono.  In:  Rui Curi e Joaquim Procopio de A. Filho (Ed). Fisiologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; p.336-342, 2009.

 





Outras informações relevantes

 

Público alvo: 60 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: não há. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração SONO. Curso optativo: não.

 

Avaliação do Artigo

 

Será realizado em grupos de aproximadamente 3 alunos, sendo distribuído 1 artigo para cada grupo, o qual apresentará uma análise crítica do trabalho com enfoques na fundamentação teórica, hipótese, objetivo e métodos do estudo. Ainda, deverão incluir implicações científicas dos resultados do artigo e suas limitações, finalizando com a estruturação de um projeto científico que dê continuidade ao trabalho avaliado e contenha breve fundamentação, hipótese, objetivos e métodos.

 

Nota final será composta pela média das três avaliações (Provas ao longo da disciplina + Apresentação final + Prova Final)

 

Avisos

 

A nota para aprovação no curso SONO I é de no mínimo 7,0

 

O curso poderá ser frequentado até duas vezes, ou seja, o aluno que reprovar na primeira vez terá somente mais uma chance para obter a aprovação e, consequentemente, os créditos

 

É necessário ter aprovação no curso SONO I - com nota maior ou igual a 7,0 - para efetivar a matrícula no curso SONO II

 

A aprovação nos dois cursos – SONO I e SONO II - é requisito obrigatório para os alunos da Área de Concentração de SONO

 

 Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Comunicação Científica

Responsáveis: SABINE POMPÉIA , DÉBORA CRISTINA HIPÓLIDE

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 45

Total de Créditos: 3

Período de Inscrição:

De: 1/2/2017 - Até: 20/2/2017


Período do Curso:

De: 7/3/2017 - Até: 25/4/2017

Horários: : De: 09:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Terça

Local: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

 O presente curso tem por objetivo abordar a comunicação de resultados de pesquisas para cientistas, de forma oral (apresentação em congressos, simpósios, cursos, etc.) e escrita (projetos, relatórios, painéis em congressos, manuscritos, respostas a assessores, avaliação como assessor, etc.), com ênfase no processo de redação e submissão de artigos científicos.

 

 

Ementa

 Há muita leitura em inglês fora da sala de aula (cerca de 3 h por aula: o número de créditos contempla esta leitura)

  1. O curso é baseado em discussões dos textos com duas professores; não envolve aulas expositivas
  2. Os alunos deverão levar, a cada aula, questões sobre os textos lidos antes que estes sejam discutidos (explicações detalhadas serão dadas na primeira aula)
  3. Ao início do curso será solicitado que cada aluno apresente ao menos um de cada (referente a um manuscrito que tenha o aluno como autor ou dados de dissertação, tese): carta ao editor, tabela, figura, resumo com título do manuscrito e palavras chave, um conjunto de slides que tenham preparado anteriormente.
  4. Toda a bibliografia está disponível em um moodle.

Assuntos abordados:

Dificuldades éticas e metodológicas da ciência atual (ética, plágio, falsificação, replicabilidade)

-     Sobre o texto científico para pares (o que vai no resumo, introdução, etc.)-        

-     Como fazer pesquisa e citação bibliográfica,  construir Tabelas e Figuras 

      Como lidar com os resultados

-     O processo de publicação de manuscritos (submissão, cartas ao editor, fazer pareceres, etc.)-        

-     Como preparar painéis (“posters”), projetos, relatórios, dissertações/tese-        

-     Como preparar material visual para comunicação oral

 

Conteúdo Programático - Aulas

 1. (07/03): Apresentação do curso 

2. (14/03): Dificuldades éticas e metodológicas da ciência atual

  1. Responsabilidade do pesquisador
  2. Falsificação
  3. Replicabilidade
  4. Quem são os autores? (Autoria - ética). 

3. (21/03): O texto

  1. Seleção do periódico para publicação;
  2. O título
  3. Resumo
  4. Introdução
  5. Material e métodos
  6. Discussão
  7. Agradecimentos
  8. Como e quando usar abreviações 

4. (28/03): Pesquisa e citação bibliográfica, Tabelas e Figuras.

  1. Continuação da última aula
  2. Como confeccionar e preparar tabelas, figuras e fotografias. 

5. (04/04): Como lidar com resultados

  1. DP e EP
  2. ANOVAs e MANOVAs
  3. Correlações e regressão
  4. Power analysis
  5. “Ockham’s razor” 

6. (11/04): Publicação de manuscritos

  1. Direitos autorais
  2. Como submeter um manuscrito
  3. O processo de revisão e como lidar com o editor
  4. O processo de publicação e como lidar com as “provas”
  5. Como escrever uma revisão, capítulos de livro, cartas a editores
  6. Fazer uma avaliação como “referee” 

7. (18/04): Como preparar painéis (“posters”), projetos, relatórios, dissertações/tese 

8. (25/04): Comunicação oral





 

 Bibliografia básica (livros)

 Alley M. The Craft of Scientific Presentations: Critical Steps to succeed and Critical Errors to Avoid. Springer, New York, 2003 (p. 241).

 Booth V. Communicating in Science: Writing a Scientific Paper and Speaking at Scientific Meetings. 2nd Edition. Cambridge University Press, 1996.

 Day R. A & Gastel B. How to Write and Publish a Scientific Paper, 6th Edition, Westport, Greenwood Press, 2006.

 Doria Filho U. Introdução à bioestatística para simples mortais. 3ª. Edição. São Paulo, Negócio Editora, 2001.

 Nicol AAM Pexman PM. Displaying your findings. A practical guide for creating figures, posters, and presentations. 3 ed. Washington, American Psychological Association, 2005.

 Zierger M. Essentials of writing biomedical research papers. 2nd Ed. MacGraw Hill, 2000. 

 Bibliografia complementar: artigos e links disponíveis no moodle da disciplina

 

 





 

Pré-requisito: de preferência, estudantes de pós-graduação que tenham se envolvido na escrita de ao menos um manuscrito para publicação em inglês ou português (não precisa estar submetido ou publicado).

 Ao início do curso cada aluno deverá apresentar ao menos um de cada: carta ao editor, tabela, figura, resumo com título do manuscrito e palavras chave, um conjunto de slides que tenham preparado anteriormente. Este material deve ser relacionado ao manuscrito que tenha o aluno como autor.

Caso o aluno não tenha se envolvido na escrita de um manuscrito, deve produzir este material até a segunda aula com dados próprios da dissertação, tese, etc.

 Em caso de dúvidas, consulte Sabine: spompeia@gmail.com

 

Público alvo: 25 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação.

Local do curso: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Epidemiologia: conceitos essenciais para todo pesquisador

Responsáveis: CLEUSA PINHEIRO FERRI , EMÉRITA SÁTIRO OPALEYE

Carga horária prática: 6 - Carga horária teórica: 39

Total de Créditos: 3

Período de Inscrição:

De: 1/3/2017 - Até: 17/3/2017


Período do Curso:

De: 5/4/2017 - Até: 28/6/2017

Horários: : De: 08:30hs - Até: 11:30hs

Dia(s): Quarta

Local: ANFITEATRO BRASIL TUFIK



 

 Objetivos

 Geral:

O uso dos conceitos de metodologia e suas aplicações são imprescindíveis no planejamento e  realização de estudos, assim como na adequada descrição dos resultados de pesquisas e elaboração de artigos científicos. Esse curso é voltado para alunos e/ou pesquisadores que não tem experiência com epidemiologia e espera-se que ao final os alunos sejam capazes de compreender os conceitos essenciais da área de epidemiologia, identificar potenciais e limitações dos principais desenhos de estudos e interpretar as medidas mais usuais da área de epidemiologia.

 

Específicos:

  • Apresentar os conceitos mais importantes e como eles evoluíram ao longo das transições epidemiológicas e demográficas
  • Calcular e interpretar as principais medidas usadas na área de epidemiologia
  • Compreender os potenciais e as limitações dos diferentes desenhos de estudos epidemiológicos
  • Delinear estudos epidemiológicos
  • Entender os componentes envolvidos na interpretação e generalização de achados epidemiológicos
  • Apresentar algumas aplicações da epidemiologia

 

 

Ementa

 

Introdução e história da epidemiologia: principais eventos históricos, evolução do conceito, transição epidemiológica e demográfica no mundo e no Brasil. Medidas epidemiológicas e elaboração de instrumentos: vantagens e limitações. Cálculos: taxas, razões, proporções. Indicadores: mortalidade, morbidade, natalidade, letalidade. Ocorrência: prevalência, incidência. Associação: risco, odds, hazard. Diagnósticos: validade e confiabilidade. Intervalo de confiança. Tipos de estudos epidemiológicos: estratégias de delineamento, potenciais e limitações dos diferentes desenhos. Estudos observacionais: relatos e séries de casos, estudos ecológicos, estudos transversais, estudos de caso-controle, estudos de coorte. Estudos de intervenção: ensaios clínicos. Revisões sistemáticas e meta-análises. Inferência: efeito confundidor, efeito modificador, viés e capacidade de generalização. Causalidade: definição, critérios de Bradford Hill, modelos de causalidade.

 Conteúdo Programático

DATA/AULA

TEMA

COORDENADORES*

05/04 – Aula 01

Apresentação da disciplina/ Introdução e história da epidemiologia/Conceitos básicos

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

12/04 – Aula 02

Medidas de ocorrência e medidas de efeito

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

19/04 – Aula 03

Desenhos de estudo – visão geral

Inferência: Introdução

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

26/04 – Aula 04

Elaboração de questionários

Relato e série de casos/Estudos ecológicos

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

03/05 – Aula 05

Estudos transversais

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

10/05 – Aula 06

Estudos de caso-controle

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

17/05 – Aula 07

Estudos de coorte

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

24/05 – Aula 08

Estudo de acurácia

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

31/05 – Aula 09

Ensaios Clínicos

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

07/06 – Aula 10

Revisões sistemáticas e meta-análises

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

14/06 – Aula 11

Inferência: Chance, Viés e Causalidade

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

21/06 – Aula 12

Inferência: Efeito de confusão/ efeito modificador

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

28/06 – Aula 13

Encerramento e Avaliação

Cleusa Ferri/Emérita Opaleye

 

 

 






 

Bibliografia

 

  1. Rothman, K. J., S. Greenland, et al. (2008). Modern Epidemiology, Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.
  2. Almeida Filho N, Baretto ML. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011
  3. Ahrens W, Pigeot I, editors. Handbook of epidemiology. Berlin: Springer; 2004
  4. Beaglehole, R., R. Bonita, et al. (2003). Epidemiologia básica, Livraria Editora Santos.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisitos: não há. Curso obrigatório: não

 

 





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Curso: Estatística Aplicada à Psicobiologia - Nível I

Responsáveis: MARIA LUCIA OLIVEIRA DE SOUZA FORMIGONI , ALTAY ALVES LINO DE SOUZA

Carga horária prática: 50 - Carga horária teórica: 55

Total de Créditos: 7

Período de Inscrição:

De: 10/1/2017 - Até: 20/1/2017


Período do Curso:

De: 7/2/2017 - Até: 29/6/2017

Horários: : De: 09:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Terça,Quinta

Local: Anfiateatro da UDED



 

Objetivos

 

Os métodos de pesquisa e análise são apresentados permeados por uma visão histórica. O uso dos conceitos estatísticos e suas aplicações são imprescindíveis no planejamento e realização de estudos, assim como na descrição dos resultados de pesquisas e elaboração de artigos científicos. A disciplina se caracteriza pela abrangência dos tópicos abordados e por um enfoque comparativo, abordando modelos de estudos de pesquisa básica, com análise do comportamento de animais e modelos de pesquisa clínica e epidemiológica, com ênfase na área de saúde mental e neurobiologia.

 

 

Ementa

 

Possibilitar ao aluno acessar, compreender e realizar de forma estratégica e prática, o desenho do estudo, alinhamento de hipóteses de pesquisa, escolha do processo estatístico adequado e redação apropriada de seus dados em dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 

 

Conteúdo Programático

 

Introdução a análise de dados e conceitos fundamentais: Conceitos de variável e seus tipos. Variável Dependente e Independente. Amostra, população, medidas de tendência central e métodos de coleta de dados. Histórico da estatística e do seu uso nas ciências biológicas.

 

Testes Qui-Quadrado, teste T e ANOVA. Uso de testes post hoc para comparações independentes. Teste para medidas repetidas. Conceitos de teste de Hipótese e nível de significância. Correções para múltiplas medidas (Bonferroni).

 

Análise Multivariada de variância (MANOVA) – Uso de mais de uma variável independente (Tratamento). Aplicações dos modelos com base em bancos de dados. Análise “Between Subjects” e testes post hoc. Ajustes dos níveis de significância para os erros tipo I e II com base nos conceitos de Poder Observado e Tamanho do Efeito.

 

Modelo Linear Geral (GLM). Aplicações dos testes univariados e multivariados em um contexto linear. Verificação das premissas para o teste e aplicações.

 

Análise de Correspondência (ANACOR) para formação de mapas perceptuais com Base em 2 ou mais variáveis categóricas. Conceitos de Inércia, Massa e interpretação do mapa perceptual.

 

Análise Fatorial – teste de interdependência para agrupamento de variáveis contínuas. Premissas para o teste. Aplicação para padronização e criação de índices.

 

Regressão Linear. Modelos preditivos. Cálculo de estimadores com base no método dos mínimos quadrados. Análise do R quadrados e medidas de multicolinearidade, normalidade e homocedasticidade.

 

Regressão Logística. Análise de estimadores com base no método da máxima verossimilhança. Índices Cox e Snell e Nagelkerke. Cálculo das probabilidades de inserção dos indivíduos nos grupos dependentes. Cálculo do OR (Odds Ratio) e sua interpretação e importância na epidemiologia. Estudo de diferentes medidas de associação (RP – Razão de Prevalências, OR – Odds Ratio e RR – Risco Relativo)

 





 

Bibliografia básica

 

Field, A. (2009).  Descobrindo a Estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed Editora.

 

Marques de Sá, J.P (2008). Applied Statistics with SPSS, Statistica, Matlab and R. Springer.

 

 

Bibliografia complementar

 

Batista, L. E., Escuder, M. M., & Pereira, J. C. (2004). A cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo, 1999 a 2001. Revista de Saúde Pública , 38, 603-636.

 

Hair, J., Anderson, R. E., Tatham, W. C., & Black, A. S. (2005). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman.

 

Maroco, J. (2010). Análise Estatística com SPSS Statistics. Editora Legis

 





 

Outras informações relevantes:

 

Público alvo: 30 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação em quaisquer áreas de formação interessados em conceitos básicos e avançados de planejamento de estudos, análise de dados e estatística aplicada. Pré-requisito: não há. Curso obrigatório: sim. Curso optativo: não.

 

Local das aulas teóricas: Unidade de Dependência de Drogas – UDED - Rua Napoleão de Barros 1038 Bairro Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 

Local das aulas práticas: Laboratório de Informática Prof. Dr. Azarias de Carvalho – LAZ - Edifício Acadêmico Horácio Knesse de Mello Rua Pedro de Toledo 781 1º. Andar Vila Clementino São Paulo SP Brasil (ainda não definido)

 





  • Curso
  • Períodos: curso e inscrição
  • Ementa
  • Bibliografia
  • Critérios para Ingresso


Curso: Introdução em Análise de Polissonografia em Adultos

Responsável: DALVA LUCIA ROLLEMBERG POYARES

Carga horária prática: 10 - Carga horária teórica: 35

Total de Créditos: 3

Período de Inscrição:

De: 13/3/2017 - Até: 13/4/2017


Período do Curso:

De: 24/4/2017 - Até: 3/7/2017

Horários: : De: 13:00hs - Até: 16:00hs

Dia(s): Segunda

Local: Sala Centro de Pesquisa



 

Objetivos

 

O aluno deverá reconhecer a marcação de estágios do sono e eventos associados em indivíduos adultos, além de interpretar relatórios e outros testes realizados em um laboratório de pesquisa de sono. O curso aborda principalmente a parte técnica da Polissonografia em adultos. Dessa forma, o aluno da pós-graduação terá contato durante todo o curso com um tecnólogo reconhecido pela Academia Americana de Medicina do Sono e técnicos treinados com a mesma metodologia do setor de pesquisa do Instituto do Sono, além de aulas com a professora responsável pela disciplina.

 

 

Ementa

 

Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.

 

Técnica Polissonográfica (PSG): Principais variáveis fisiológicas avaliadas na PSG, colocação de eletrodos e sensores, registro e acompanhamento dos traçados na PSG

 

Estagiamento do Sono

 

Despertares do EEG

 

Eventos Respiratórios do Sono

 

Eletrocardiograma na PSG

 

Registro e Marcação de Movimentos de Pernas

 

Bruxismo do Sono

 

Parassonias do Sono NREM e REM

 

Teste Múltiplo das Latências do Sono e Teste da Manutenção da Vigília

 

Titulação de PAP

 


 

 

Conteúdo Programático

 

Dia 24/04/2017 - Aula 1 – Teórica

Das 13h às 14h - Bases Neurofisiológicas da Eletroencefalografia – Anna Karla Alves Smith

Das 14h às 16h - Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono – Dalva Poyares

 

Dia 08/05/2017 - Aula 2 – Teórica e Prática

Das 13h às 14h - Polissonografia: instrumentação, montagens e tipos (monitores portáteis) – Lenise Jihe Kim

Das 14h às 16h - Estagiamento do Sono e Despertares (Manual 2.2 da Academia Americana de Medicina do Sono) - Camila Hirotsu

 

Dia 15/05/2017 - Aula 3 – Teórica e Prática

Das 13h às 14h - Teste das Múltiplas Latências do Sono e Teste de Manutenção de Vigília - Lenise Jihe Kim

Das 14h às 16h – Polissonografia prática-  Lenise J Kim

 

Dia 22/05/2017- Aula 4 – Teórica e Prática

Das 13h às 14h - Eventos Respiratórios - Luciana de Oliveira Palombini

Das 14h às 15h - Movimentos Periódicos de Membros (PLM) – Luciano Ribeiro Pinto

Das 15h às 16h - Eletrocardiograma na Polissonografia - Fátima Dumas Cintra

 

Dia 29/05/2017- Aula 5 - Teórica

Das 13h às 14h – Parassonias  - Fernando Morgadinho Santos Coelho

Das 14h às 15h – Epilepsias durante o Sono  - Anna Karla Alves Smith

Das 15h às 16h – Bruxismo do Sono na Polissonografia - Milton Maluly Filho

 

Dia 05/06/2017 - Aula 6 –Prática

Das 13h às 16h - Aula Prática de Estagiamento de Sono e Marcação de Eventos - Lenise Jihe Kim

 

Dia 12/06/2017 - Aula 7 – Teórica e Prática

Das 13h às 15h - Análises Automáticas de Sinais – Altay Lino de Souza

Das 15h às 16h – Relatório Polissonográfico – Dalva Poyares

 

Dia 19/06/2017 - Aula 8 – Teórica

Das 13h às 14h - Titulação de Aparelhos de Pressão Positiva Aérea (PAP) – Sonia Maria Guimarães Pereira Togeiro de Moura

Das 14h às 15h - Polissonografia em Pesquisa – Camila Hirotsu

Das 15h às 16h - Registros de Sono em Roedores - Camila Hirotsu

 

Dia 26/06/2017 - Aula 9 – Teórica e Prática

Das13h às 15h - Polissonografia em Crianças - Gustavo Antonio Moreira

Das 15h às 16h – Revisão – Camila Hirotsu

 

Dia 03/07/2017

Aula 11 – Avaliação

 

 

 





Bibliografia básica

 

Berry RB, et al. J Clin Sleep Med. 2012. Rules for scoring respiratory events in sleep: update of the 2007 AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Events. Deliberations of the Sleep Apnea Definitions Task Force of the American Academy of Sleep Medicine.

 

Berry RB, Brooks R, Gamaldo CE, Harding SM, Marcus CL and Vaughn BV for the American Academy of Sleep Medicine. The AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Events: Rules, Terminology and Technical Specifications, Version 2.2. www.aasmnet.org, Darien, Illinois: American Academy of Sleep Medicine, 2015.

 

Kushida CA; Chediak A; Berry RB; Brown LK; Gozal D; Iber C; Parthasarathy S; Quan SF; Rowley JA; Positive Airway Pres- sure Titration Task Force of the American Academy of Sleep Medi- cine. Clinical guidelines for the manual titration of positive airway pressure in patients with obstructive sleep apnea. J Clin Sleep Med 2008;4(2):157-171

 

Collop NA, et al. J Clin Sleep Med. 2007. Clinical guidelines for the use of unattended portable monitors in the diagnosis of obstructive sleep apnea in adult patients. Portable Monitoring Task Force of the American Academy of Sleep Medicine.

 

 





Outras informações relevantes:

 

Público alvo: 25 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições. Pré-requisito: estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação. Curso obrigatório: sim, para os estudantes de doutorado da Área SONO. Curso optativo: não.

 





  • Curso
  • Períodos: curso e inscrição
  • Ementa
  • Bibliografia
  • Critérios para Ingresso


Curso: Journal Club – discutindo ciência em inglês

Responsáveis: ISABEL MARIAN HARTMANN DE QUADROS , CLEUSA PINHEIRO FERRI

Carga horária prática: 8 - Carga horária teórica: 8

Total de Créditos: 1

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 14/2/2017 - Até: 20/3/2017


Período do Curso:

De: 5/4/2017 - Até: 28/6/2017

Horários: : De: 11:45hs - Até: 12:45hs

Dia(s): Quarta

Local: JANDIRA MASUR



Os encontros terão como tema a apresentação de um artigo científico de interesse do aluno/pesquisador, sendo o material compartilhado com os colegas antes da apresentação.

Conteúdo Programático: Artigos científicos a serem selecionados pelos próprios participantes, e compartilhados entre o grupo uma semana antes de cada encontro.

Também será permitido o treino de apresentação oral (pôster/ comunicação oral) de trabalhos científicos a serem apresentados em congressos internacionais.

Datas: quinzenal 

05/04 e 19/04;

03/05 ;  17/05  e 31/05

14/06 e 28/06.





Artigos científicos definidos durante o curso.

 

Conteúdo Programático: Artigos científicos a serem selecionados pelos próprios participantes, e compartilhados entre o grupo uma semana antes de cada encontro.

Também será permitido o treino de apresentação oral (pôster/ comunicação oral) de trabalhos científicos a serem apresentados em congressos internacionais.

Datas: quinzenal 

05/04 e 19/04;

03/05 ;  17/05  e 31/05

14/06 e 28/06.





Ter conhecimento básico da língua inglesa, e interesse em praticar a apresentação e discussão científica em inglês.





  • Curso
  • Períodos: curso e inscrição
  • Ementa
  • Bibliografia
  • Critérios para Ingresso


Curso: Medicina do Sono (Sono II)

Responsáveis: SONIA MARIA GUIMARÃES PEREIRA TOGEIRO DE MOURA , HELENA HACHUL DE CAMPOS

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 75

Total de Créditos: 5

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 24/1/2017 - Até: 6/4/2017


Período do Curso:

De: 10/4/2017 - Até: 29/5/2017

Horários: : De: 08:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Segunda,Quarta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

Propiciar ao aluno conhecimentos fundamentais na área clínica dos principais distúrbios sono com foco nos mecanismos fisiopatogênicos e abordagens  diagnóstica e terapêutica.

 

 

Ementa

 

Epidemiologia dos Disturbios do Sono

 

Classificação dos Distúrbios de Sono

 

 Exames diagnósticos no Sono

 

Insônia- Definição / Diagnóstico / Comorbidades e Consequências / Tratamento Farmacológico e não-Farmacológico

 

Distúrbios Respiratórios do Sono - Fisiopatogenia, quadro clinico e diagnóstico

 

Consequências da Apneia do Sono Obstrutiva : humor, cognição, metabolismo / cardiovasculares

 

Apnéia do Sono Obstrutiva – Tratamento com Aparelhos de pressão positiva e tratamento geral / aparelhos intra-orais e cirurgias

 

Narcolepsia e outras Hipersonias

 

Distúrbios de Movimentos: Síndrome de Pernas Inquietas e Movimentos Periódicos de Membros - Diagnóstico e tratamento farmacológico / Tratamento não farmacológico/ Bruxismo

 

Distúrbios do Ritmo Circadiano

 

Distúrbios do Sono na criança e adolescência

 

Distúrbios do Sono em  Clinica Medica

 

Distúrbios do Sono em Transtornos Mentais

 

Sono na Mulher

 

Sono e envelhecimento

 

 

 

Conteúdo Programático - Docente

 


 

 

Data da Aula

 

 

 
Epidemiologia do sono - Sergio Tufik / Camila   Hirotsu
Classificação dos distúrbios do sono - Lia Rita de Azeredo Bittencourt
 

 

 

 

 

10/04/2017

 

Exames diagnósticos no Sono

 

Insônia

Definição / Diagnóstico / Comorbidades e Consequências - Dalva Lucia Rollemberg Poyares

Tratamento farmacológico e não-farmacológico - Dalva Lucia Rollemberg Poyares

 

 

 

 

 

 

 

12/04/2017

 

Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS)

Fisiologia respiratória no sono - Lia Rita de Azeredo Bittencourt

Fisiopatogenia e diagnóstico dos DRS - Sonia Maria Guimarães Pereira Togeiro de Moura / Lia Rita de Azeredo Bittencourt

 

 

 

 

 

 

17/04/2017

 

Tratamento dos distúrbios respiratórios do sono (DRS)

Pressão aérea positiva - Lia Rita de Azeredo Bittencourt

Aparelhos intra-orais na apnéia do sono - Cibele Dal Fabbro

Aspectos cirúrgicos da apnéia do sono - Fernanda Louise Martinho Haddad

 

 

 

19/04/2017

 

Hipersonias - Fernando Morgadinho Santos Coelho

Narcolepsia - Fernando Morgadinho Santos Coelho

 

 

 

 

24/04/2017

 

Distúrbios de Movimento

Síndrome das pernas inquietas + Distúrbios dos Movimentos periódico de membros - Luciano Ribeiro Pinto Junior

Bruxismo - Milton Maluly Filho

 

 

 

 

 

 

26/04/2017

 

Distúrbios do ritmo circadiano do ciclo vigília-sono - Luciana de Oliveira Palombini

 

 

 

 

 

 

 

 

03/05/2017

 

Distúrbios do Sono em Pediatria - Gustavo Antonio Moreira

 

 

 

 

08/05/2017

 

Doenças clínicas - Suely Steinschreiber Roizenblatt

 

 

 

 

 

10/05/2017

 

 

 

 

Doenças mentais e neurológicas - Ligia Mendonça Lucchesi

 

 Distúrbios do Sono na Mulher – Helena Hachul

 

 

 

 

15/05/2017

 

Disturbios do Sono e Envelhecimento- Sonia Maria Togeiro

 

 

17/05/2017

 

Seminário dos Artigos: primeira parte

 

 

 

22/05/2017

 

Seminário dos Artigos: segunda parte

 

 

 

 

24 /05/2017

 

Prova Final

 

 

 

29/05/2017

 

 

 

 





 

Bibliografia

 

American Academy of Sleep Medicine - AASM. International Classification of Sleep Disorders 2nd Edition: Diagnostic and Coding Manual (ICSD-2). Westchester, IL, American Academy of Sleep Medicine, 2005.

 

Berry RB, Brooks R, Gamaldo CE, Harding SM, Marcus CL, Vaughn BV and Tangredi MM for the American Academy of Sleep Medicine. The AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Events: Rules, Terminology and Technical Specifications, Version 2.0. www.aasmnet.org, Darien, Illinois: American Academy of Sleep Medicine, 2012.

 

Bittencourt, L.R.A. Diagnóstico e tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. Guia Prático, 2 edição. São Paulo, Livraria Médica Paulista Editora; 1-100, 2008.

 

Laboratório do Sono. Editores: Lia Rita Azeredo Bittencourt, Rogerio Santos Silva e Silva Conway.

 

Sono:aspectos profissionais e suas interfaces na saúde.Editor: MarcoTúlio de Melo.

 

Tratado de Medicina e Biologia do Sono – Editor: Sergio Tufik – Editora Manole.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 60 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: ter cursado com aprovação o curso de Biologia do Sono (SONO I). As inscrições serão efetivadas somente após a aprovação no SONO I. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração SONO. Curso optativo: não.

 

Avaliação do Artigo

 

.      Será realizado em grupos de aproximadamente três alunos, sendo distribuído 1 artigo para cada grupo, o qual apresentará uma análise crítica do trabalho com enfoques na fundamentação teórica, hipótese, objetivo e métodos do estudo. Ainda, deverão incluir implicações científicas dos resultados do artigo e suas limitações, finalizando com a estruturação de um projeto científico que dê continuidade ao trabalho avaliado e contenha breve fundamentação, hipótese, objetivos e métodos.

 

Roteiro da Avaliação do Artigo

 

.      Apresentar a fundamentação teórica do estudo

.      Hipótese do estudo: questionar se a Introdução do estudo fundamenta a hipótese

.      Objetivos: há clareza na pergunta?

.      Os métodos respondem aos objetivos propostos?

.      Existiria algum método mais adequado para responder a pergunta?

.      Quais as implicações dos resultados para a Ciência do Sono

.      Quais as limitações do estudo?

.      A conclusão está de acordo com os objetivos e resultados encontrados?

.      Com os resultados obtidos neste estudo, quais novas perguntas podem ser levantadas? Estruturar esta pergunta em forma de projeto científico: contendo breve fundamentação, hipóteses, objetivos e métodos.

 

Nota Final: média das 3 avaliações (Prova 1 + Prova final + Apresentação artigo)

 

Avisos

 

.      A nota para aprovação no curso SONO II é de no mínimo 7,0

 

.      O curso poderá ser frequentado até duas vezes, ou seja, o aluno que reprovar na primeira vez terá somente mais uma chance para obter a aprovação e, consequentemente, os créditos

 

.      É necessário ter aprovação no curso SONO I - com nota maior ou igual a 7,0 - para efetivar a matrícula no curso SONO II

 

.      A aprovação nos dois cursos – SONO I e SONO II - é requisito obrigatório para os alunos da Área de Concentração de SONO

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Princípios Éticos na Pesquisa Científica (1º. Semestre)

Responsáveis: JOSE CARLOS FERNANDES GALDURÓZ , MONICA LEVY ANDERSEN

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 45

Total de Créditos: 3

Período de Inscrição:

De: 10/1/2017 - Até: 31/1/2017


Período do Curso:

De: 9/2/2017 - Até: 16/3/2017

Horários: : De: 14:00hs - Até: 18:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

O objetivo deste curso será apresentar de forma sucinta e objetiva informações a respeito de princípios éticos na condução de pesquisas clínicas e básicas. Os princípios abordados têm o propósito de proporcionar conhecimentos essenciais para conduzir experimentação clínica e experimental, respeitando-se os padrões éticos. Serão ressaltados aspectos históricos da ética na pesquisa. Oferecer orientação e assistência na condução de pesquisa e testes laboratoriais.

 

 

Ementa

 

Ética na pesquisa clínica e experimental: conceitos gerais

 

Histórico da ética em pesquisas clínicas

 

Plágio, autoplágio

 

Pró-labore

 

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); Termo de Assentimento

 

Plataforma Brasil

 

Experimentação com animais: implicações éticas e científicas

 

Implicações éticas e científicas no desenho experimental

 

Ética na preparação de textos científicos

 

 

Itens

 

 

Conteúdo Programático – Docente

 

 

Aula

 

 

I

 

 

Princípios éticos na pesquisa humana - José Carlos Fernandes Galduróz

 

 

09/02/2017

 

 

II

 

 

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e CONEP - José Carlos Fernandes Galduróz

 

TCLE e Termo de Assentimento - José Carlos Fernandes Galduróz

 

Placebo e Pró-labore José Carlos Fernandes Galduróz

 

 

16/02/2017

 

 

III

 

 

Redação de projetos para Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIFESP) e Plataforma Brasil - Mirian Aparecida Ghiraldini Franco

 

 

23/02/2017

 

 

IV

 

 

Ética na preparação de textos científicos - Monica Levy Andersen

 

Experimentação com animais: implicações éticas e científicas - Monica Levy Andersen

 

 

02/03/2017

 

 

V

 

 

Noções estatísticas na pesquisa: implicações éticas e científicas no desenho experimental - Camila Hirotsu

 

 

09/03/2017

 

 

VI

 

 

Avaliação final

 

 

16/03/2017

 

 

 





 

Bibliografia

 

Animal models as ethical tools in biomedical research. ANDERSEN, ML; TUFIK, S. CLR Balieiro Editores, São Paulo, 2004.

 

Estresse e suas Interferências. In: Cuidados e Manejo de Animais de Laboratório, Atheneu. VÂNIA GOMES DE MOURA MATTARAIA; VALDEREZ BASTOS VALERO LAPCHIK, GUI MI KO (Eds). Atheneu, São Paulo, 2009.

 

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: Público alvo: 60 vagas destinadas a estudantes de Pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou de outras instituições. Aceita-se, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, quando houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: não há. Curso obrigatório: sim, o curso é obrigatório para todos os alunos regularmente matriculados no PPG em Psicobiologia que fazem pesquisa clínica.

Curso optativo: não.

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Psicofarmacologia - Sistemas de Neurotransmissão

Responsáveis: DEBORAH SUCHECKI , ISABEL MARIAN HARTMNN DE QUADROS

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 90

Total de Créditos: 6

Período de Inscrição:

De: 24/1/2017 - Até: 10/2/2017


Período do Curso:

De: 20/2/2017 - Até: 26/6/2017

Horários: : De: 09:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Segunda

Local: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia



EMENTA

 

Fisiologia do Neurônio, Fundamentos de Neurotransmissão, Técnicas Utilizadas para o Estudo da Função Neuronal, Sistema Catecolaminérgico, Sistema Serotoninérgico, Sistema Colinérgico, Sistema Glutamatérgico, Sistema GABAérgico, Sistema Canabinóide, Neuropeptídeos.

OBJETIVOS:

O curso visa apresentar os principais sistemas de neurotransmissão e os métodos bioquímicos e morfológicos para a sua avaliação. Além disso, o curso tem como objetivo fornecer os conhecimentos básicos para correlacionar as funções desses neurotransmissores com comportamentos normais e patológicos.

AS ATIVIDADES DO CURSO:

 

  1. Aulas: As aulas terão duração de aproximadamente 90 minutos, incluindo discussão.

 

  1. Apresentações/Aulas: Os alunos serão responsáveis por preparar e apresentar uma aula didática, de um dos temas propostos pelo curso, com duração de 60-90 minutos e mais 10-15 minutos de discussão.

 

  1. Avaliação: Alunos com freqüência inferior a 75% das atividades serão reprovados no curso.

 

  1. A avaliação será feita de acordo com a apresentação da aula (50% da nota) e de duas avaliações escritas (cada uma contribui 25% para a nota final). Cada aluno terá que apresentar uma aula (individual ou em dupla), e a apresentação será avaliada individualmente e cada aluno receberá uma nota máxima de 5 pontos. As provas serão dissertativas. 
  2. Avaliação do curso: Durante e ao final do curso, será solicitado ao aluno que preencha um questionário (anônimo) referente à sua apreciação do curso e das aulas específicas. É essencial que todos participem para que possamos melhorar o curso a cada ano. 

 

 

PROGRAMA DO CURSO:

data

aula

Professor

20/02

 

Apresentação geral do curso e Distribuição dos temas das Aulas

 

Deborah Suchecki e

Isabel Quadros

06/03

 

Fisiologia do neurônio, Fundamentos de Neurotransmissão

 

Isabel

 

13/03

Aspectos Farmacológicos da Neurotransmissão

Deborah

20/03

Técnicas utilizadas no estudo da função neuronal (1):

- Animais transgênicos e técnicas de biomol

- HPLC

 

Vanessa Gonçalves

Jair Chagas

27/03

 

 

Técnicas utilizadas no estudo da função neuronal (2):

- Imuno-histoquímica

- Autorradiografia

 

Rita Coimbra

Isabel Quadros

03/04

 

 

AULA 1

Noradrenalina

 

 

Deborah comenta

10/04

 

 

AULA 2

Dopamina

 

 

Isabel comenta

17/04

 

 

PROVA 1

 

24/04

AULA 3

Serotonina

 

Deborah comenta

 

01/05

Feriado

 

08/05

 

 

AULA 4

Sistema Colinérgico

 

Gabi/Juliana comenta

15/05

 

AULA 5

Sistema Canabinóide

 

Vanessa Abilio???

22/05

 

AULA 6

Sistema Glutamatérgico

 

Isabel comenta

29/05

AULA 7

Sistema GABAérgico

 

Deborah comenta

05/06

AULA 8

Neuropeptídeos I (Ocitocina e NPY)

 

Isabel e Deborah comentam

12/06

AULA 9

Neuropeptídeos II (CRH e Opióides)

 

Isabel e Deborah comentam

19/06

PROVA 2

 

26/06

Retorno das avaliações (provas e aulas); avaliação do curso pelos alunos

 

 

 

Objetivos

 

O curso visa apresentar os principais sistemas de neurotransmissão e os métodos bioquímicos para a sua avaliação. Além disso, o curso tem como objetivo fornecer os conhecimentos básicos para correlacionar as a função desses neurotransmissores em condições normais e patológicas.

 

 

Ementa

 

Fisiologia do Neurônio, Fundamentos de Neurotransmissão, Técnicas Utilizadas para o Estudo da Função Neuronal, Sistema Catecolaminérgico, Sistema Serotoninérgico, Sistema Colinérgico, Sistema Glutamatérgico, Sistema GABAérgico, Sistema Canabinóide, Neuropeptídeos.

 





 

BIBLIOGRAFIA:

            Todos os livros podem ser encontrados na biblioteca do Departamento de Psicobiologia

- Textbook of Psychopharmacology – Alan Schatzberg & Charles Nemeroff.

- The Biochemical Basis of Neuropharmacology - Jack R. Cooper, Floyd E. Bloom, and Robert H. Roth.

- Molecular Neuropharmacology: A Foundation for Clinical Neuroscience, Second Edition by Eric Nestler, Steven Hyman, and Robert Malenka.

- Essential Psychopharmacology – Stephen M. Stahl

 

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 24 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: estudantes de mestrado e de doutorado regularmente matriculados em programas de pós-graduação strictu sensu e que estejam envolvidos em estudos que requeiram conhecimentos em Psicofarmacologia. Curso optativo: sim

 

Aviso: o curso é semanal - todas as 2ª-feiras - das 9h00 às12h -  

Local do curso: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 

 





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  • Ementa
  • Bibliografia
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Curso: Rigor Ético na Pesquisa com Animais (1º. Semestre)

Responsáveis: MONICA LEVY ANDERSEN , JOSÉ CARLOS FERNANDES GALDURÓZ

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 60

Total de Créditos: 4

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 10/1/2017 - Até: 20/3/2017


Período do Curso:

De: 23/3/2017 - Até: 5/5/2017

Horários: : De: 14:00hs - Até: 18:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik



 

Objetivos

 

O objetivo deste curso será apresentar de forma sucinta e objetiva informações a respeito de princípios éticos no uso apropriado de animais na pesquisa biomédica. Serão ressaltados aspectos históricos e implicações legais na pesquisa com animais, e oferecer orientação e assistência na condução de projetos de pesquisa.

 

 

 

Ementa

 

Ética

 

Plágio

 

Princípios éticos na experimentação animal: conceitos gerais

 

Experimentação com ratos e camundongo

 

Eutanásia

 

Biossegurança e Normas para credenciamento de biotérios

 

Histórico da experimentação animal no Brasil

 

Redação de projetos para Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIFESP)

 

Biotério

 

Cuidados e manutenção dos animais de laboratório

 

Manejo dos animais/Alimentação e hidratação

 

Saúde dos animais de laboratório

 

Padronização genética de linhagens modificadas

 

Uso de técnicas de biologia molecular na experimentação animal

 

Controle do macro e do microambiente

 

 

Itens

 

 

Conteúdo Programático – Docente

 

 

Aula

 

 

I

 

 

Princípios éticos na pesquisa biomédica - Monica Levy Andersen e José Carlos Fernandes Galduróz

 

Uso de animais em pesquisas: 3R - Monica Levy Andersen

 

 

23/03/2017

 

 

II

 

 

Avaliação e Redação de projetos para Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA)

 

 

 

30/03/2017

 

 

III

 

 

Cuidados e manutenção dos animais de laboratório

 

 

06/04/2017

 

 

IV

 

 

Métodos alternativos e Eutanásia

 

 

13/04/2017

 

 

V

 

 

Noções estatísticas na pesquisa biomédica: implicações éticas e científicas no desenho experimental

 

 

 

20/04/2017

 

 

VI

 

 

Sociedade Protetora dos Animais

 

27/04/2017

 

 

VII

 

 

Avaliação final

 

 

05/05/2017

 

 

 





 

Bibliografia

 

ANDERSEN ML, TUFIK S. Animal models as ethical tools in biomedical research. Ed. Monica L. Andersen & Sergio Tufik, 2010, 563p.

 

Animal models as ethical tools in biomedical research. ANDERSEN, ML; TUFIK, S. CLR Balieiro Editores, São Paulo, 2004.

 

Estresse e suas Interferências. In: Cuidados e Manejo de Animais de Laboratório, Atheneu. VÂNIA GOMES DE MOURA MATTARAIA; VALDEREZ BASTOS VALERO LAPCHIK, GUI MI KO (Eds). Atheneu, São Paulo, 2009.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: Público alvo: 60 vagas destinadas a estudantes de Pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou de outras instituições. Aceita-se, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes quando houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: não há. Curso obrigatório: sim, o curso é obrigatório para todos os alunos regularmente matriculados no PPG em Psicobiologia que fazem pesquisa clínica. Curso optativo: não. 

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 

 

 





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Curso: Seminários de Atualização Científica em Abuso de Drogas (2º Semestre)

Responsáveis: JOSE CARLOS FERNANDES GALDURÓZ , ANA REGINA NOTO FARIA

Carga horária prática: 15 - Carga horária teórica: 30

Total de Créditos: 3

Período de Inscrição:

De: 3/7/2017 - Até: 20/7/2017


Período do Curso:

De: 9/8/2017 - Até: 13/12/2017

Horários: : De: 13:30hs - Até: 15:00hs

Dia(s): Quarta

Local: Anfiteatro da Unidade de Dependência de Drogas – UDED



 

Objetivos

 

Promover atualização científica de alunos de pós-graduação, em relação a temas relacionados ao uso indevido de drogas nas áreas de pesquisa básica, clínica e epidemiológica. A disciplina terá também os objetivos secundários de desenvolver habilidade de apresentação de artigos científicos e despertar percepção crítica em relação aos artigos apresentados.

 

 

Ementa

 

Apresentação e debates sobre trabalhos científicos recentemente publicados em periódicos indexados internacionalmente, realizada por alunos de pós-graduação sob a supervisão dos orientadores da área, com a participação de alunos de Iniciação Científica. O professor responsável pela disciplina deverá mudar a cada ano, com alternância entre os professores da Área de Concentração MESAD, sendo que os professores José Carlos Fernandes Galduróz e Ana Regina Noto estão na coordenação do Seminários.

 

 

Conteúdo Programático

 

Dia 09/08 – apresentação do curso e organização das atividades.

 

Dia 16/08 – início das apresentações

 

Dia 13/12 – avaliação e encerramento

 

 

 





 

 

Bibliografia básica

 

Trabalhos recentemente publicados nas revistas Addiction, Alcoholism Clinical and Experimental Research, Drug and Alcohol Dependence, Psychopharmacology, Addictive Behaviors, dentre outras de nível equivalente.

 

 

Bibliografia complementar: artigos e links disponíveis no moodle da disciplina

 

 





 

 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisitos: não há. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração MESAD. Curso optativo: não

 

Local do curso: Anfiteatro da Unidade de Dependência de Drogas – UDED - Rua Napoleão de Barros 1038 Bairro Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 

 





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Curso: Tópicos de Memória

Responsáveis: ORLANDO FRANCISCO AMODEO BUENO , CLAUDIA BERLIM DE MELLO E MARIA GABRIELA MENEZES DE OLIVEIRA

Carga horária prática: 60 - Carga horária teórica: 60

Total de Créditos: 4

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 13/2/2017 - Até: 7/3/2017


Período do Curso:

De: 15/3/2017 - Até: 28/6/2017

Horários: : De: 16:00hs - Até: 18:00hs

Dia(s): Quarta

Local: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia



 

Ementa

 

Discutir profundamente alguns tópicos sobre o tema Memória.

 

Discutir as bases empíricas das teorias.

 

 

Conteúdo Programático

 

O que é memória? Memória de que? Memória de quando? A teoria-padrão.

 

Codificação: níveis ou materiais qualitativamente diferentes?

 

De onde vem o material lembrado? Dos sentidos?

 

Onde a memória é guardada? De que maneira? Ela se consolida com o tempo? Ou se perde?

 

Como se recupera o que foi armazenando? Sempre nos lembramos?

 

O que é esquecimento? Decaimento? Entraves na hora de lembrar?

 

Memória episódica e (ou vs) memória semântica? Memória genérica ou memória esporádica?

 

Memória e emoção: alguma coisa a ver?

 

O que vem a ser memória operacional: memória de curto prazo, de médio prazo ou nada disso?

 





 

Bibliografia

 

BADDELEY, Alan D.  Human Memory : theory and practice (Revised Edition).  Hove, 1997. 423 p.

 

EKUNI, R; VAZ, LJ; BUENO. OFA (2011).  Levels of Processing: the evolution of a framework.  Psychology & Neuroscience, 4(3):333-339.

 

ELKHIONON, Goldberg.  The Wisdom Paradox : How Your Mind Can Grow Stronger As Your Brain Grows Older..  New York, Gothan Boosk, 2005.

 

ROEDIGER, Henry L.; FERGUS; CRAIK, M. (Eds). Varieties of Memory and Consciousness. Essays in Honour of Endel Tulving. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1989.

 

SANTOS, Flávia Heloisa dos; ANDRADE, Vivian Maria; BUENO, Orlando Francisco Amodeo Bueno.  Neuropsicologia Hoje (1ª. Ed.).  São Paulo : Artmed, 2004.

 

SANTOS, Flávia Heloísa dos; ANDRADE, Vivian Maria; Orlando Francisco Amodeo Bueno.  Neuropsicologia Hoje (2ª. Ed.).  São Paulo : Artmed, 2015.

 

SCHACTER, Daniel L. Searching Memory. The Brain, the Mind and the Past.  Basic Books, 1996.

 

TULVING, E. (1983).  Elements of Episodic Memory. Oxford: Clarendon Press.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: ter conhecimento mínimo sobre os temas que serão abordados. Curso obrigatório: não. Curso optativo: sim.

 

Local do curso: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 





 
 
    Rua Botucatu, 862 - 1o. Andar - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04023062
    Telefone: (011) 2149-0155 / Ramal: (011) 2149-0179 - FAX: (011) 5572-5092
    E-Mail: ppg.psicobiologia@unifesp.br
Departamento de Psicobiologia    
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP