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Relação de Cursos do Programa

 

 

 
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Curso: Aspectos Moleculares, Celulares e Comportamentais da Ritmicidade Biológica

Responsáveis: VANIA D ALMEIDA , DÉBORA CRISTINA HIPÓLIDE

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 90

Total de Créditos: 6

Período de Inscrição:

De: 16/3/2015 - Até: 17/4/2015


Período do Curso:

De: 15/6/2015 - Até: 10/7/2015

Horários: : De: 08:30hs - Até: 12:30hs

Dia(s): Segunda,Quarta,Sexta

Local: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

Abordar conceitos e métodos utilizados na Cronobiologia, para que o aluno desenvolva autonomia para a leitura de artigos e planejamento de projetos na área, compreendendo os mecanismos moleculares envolvidos na ritmicidade circadiana.

 

 

Ementa

 

Ideia de tempo biológico

 

História da Cronobiologia

 

Conceitos fundamentais: endogenicidade da ritmicidade, ritmos ultradianos, circadianos e infradianos, sincronização, arrastamento, mascaramento, organização temporal interna

 

Sincronização fótica e não-fótica, curva de resposta dependente de fase

 

Fotorreceptores retinianos, células ganglionares e melanopsina

 

Osciladores centrais e periféricos

 

Aferências e eferências dos núcleos supraquiasmáticos

 

Marcadores circadianos

 

Construção de série temporais

 

Métodos de análise de séries temporais: cosinor, análise espectral

 

Componentes do relógio molecular

 

Genes relógio e sinalização intracelular

 

Melatonina e ritmicidade circadiana

 

Melatonina e ritmos sazonais

 

Melatonina e metabolismo energético

 

Sincronização social, horários escolares e ritmicidade circadiana

 

 

Conteúdo Programático – Docente

 

 

Aula

 

 

Apresentação do curso – Introdução à Cronobiologia : conceitos fundamentais – Fernando Mazzilli Louzada

 

 

15/06/2015

 

 

Mecanismos de Sincronização - Fernando Mazzilli Louzada

 

17/06/2015

 

 

Aspectos Genéticos da Ritmicidade Circadiana - Vânia D’Almeida e Diego Robles Mazzotti

 

 

19/06/2015

 

 

Aspectos Metodológicos - Fernando Mazzilli Louzada

 

 

22/06/2015

 

 

Organização Funcional do Sistema de Temporização em Mamíferos - Fernando Mazzilli Louzada

 

 

24/06/2015

 

 

Neurofisiologia das Interações Retino-hipotalâmicas e o Núcleo Supraquiasmático - Débora Cristina Hipólide

Atenção: apenas o local desta aula foi transferido para o Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 

 

26/06/2015

 

 

Ciclo Vigília / Vono I - Débora Cristina Hipólide, Vânia D’Almeida e Diego Robles Mazzotti

 

 

29/06/2015

 

 

Ciclo Vigília / Sono II - Débora Cristina Hipólide

 

 

01/07/2015

 

 

Cronobiologia e Organização Social

 

 

03/07/2015

 

 

Medidas de Atividade e Repouso com Actigrafia e Demonstração Prática alguns Conceitos - aula prática

 

 

06/07/2015

 

 

Apresentação de Seminários: todos

 

 

08/07/2015

 

 

Avaliação final: on-line

 

 

10/07/2015

 





 

Bibliografia básica: artigos

 

Schulz, P and Steimer, T. Neurobiology of Circadian Systems. CNS Drugs 23(2):3-13, 2009.

 

Golombek, DA and Rosenstein, RE. Physiology of Circadian Entrainment. Physiol Rev 90:1063–1102, 2010.

 

 

Bibliografia complementar: artigos

 

Konopka, RJ and Benzer, S. Clock Mutants of Drosophila melanogaster. Proc. Nat. Acad. Sci. 68(9): 2112-2116, 1971.

 

Ralph, MR and Menaker, M. A Mutation of the Circadian System in Golden Hamsters. Science. 241(4870):1225-7, 1988.

 

De la Iglesia et al. Antiphase Oscillation of the Left and Right Suprachiasmatic Nuclei. Science 290:799-801, 2000.

 

Stokkan et al. Entrainment of the Circadian Clock in the Liver by Feeding. Science 291:490-492, 2001.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas Pré-requisitos: não há. Curso obrigatório: não Curso optativo: sim

 

Local do curso: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 

ATENÇÃO: todas as aulas serão realizadas na Sala de Aula Jandira Mansur exceto a aula do dia 26/06/2015 que será realizada no Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil


 





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Curso: Biologia do Sono

Responsáveis: MONICA LEVY ANDERSEN , SERGIO TUFIK

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 75

Total de Créditos: 5

Período de Inscrição:

De: 5/1/2015 - Até: 19/2/2015


Período do Curso:

De: 23/2/2015 - Até: 6/4/2015

Horários: : De: 08:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Segunda,Quarta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Ementa

 

A disciplina abordará aspectos históricos da Medicina do Sono, conceitos básicos em Cronobiologia e Ontogênese do ciclo vigília-sono bem como a neurobiologia e fisiologia do sono com enfoque nos principais neurotransmissores e sistemas. Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de entender as definições dos estágios de sono e acordo com o padrão eletroencefalográfico, as bases neurofisiológicas e farmacológicas de uma noite de sono, bem como as consequências biológicas e os custos sociais da privação de sono.

 

 

Conteúdo Programático - Docente

 

 

Aula

 

 

Atividade

 

 

Apresentação do curso: Sergio Tufik

Histórico da Biologia e Medicina do Sono e Sono Normal -  Monica Levy Andersen

 

 

23/02/2015

 

 

Divisão grupo e entrega dos artigos (pré-selecionados pelos professores) e roteiro da avaliação

 

 

Cronobiologia - Vânia D'Almeida e Diego Robles Mazzotti

 

25/02/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Ontogênese

Gustavo Antonio Moreira (Infância – Vida Adulta)

Cleusa Pinheiro Ferri (Envelhecimento)

 

 

02/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Bases Neurais - Paula Cristina Alves Araújo

 

 

04/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Fisiologia do Sono - Camila Hirotsu

 

 

09/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Privação de Sono - Monica Levy Andersen

 

11/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Farmacologia - Dalva Lucia Rollemberg Poyares

 

 

16/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

 

Estrutura do Sono em Roedores - Monica Levy Andersen

 

 

 

18/03/2015

 

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Sono entre os Gêneros - Helena Hachul de Campos

 

 

23/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Genética - Vânia D'Almeida

 

 

25/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Apresentação dos Artigos (Análise Crítica)

 

 

30/03/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Apresentação dos Artigos (Análise Crítica)

 

 

01/04/2015

 

 

Prova Final (Conteúdo completo do curso)

 

 

06/04/2015

 





 

Bibliografia

 

American Academy of Sleep Medicine - AASM.  International Classification of Sleep Disorders 2nd Edition: Diagnostic and Coding Manual (ICSD-2). Westchester, IL, American Academy of Sleep Medicine, 2005.

 

ANDERSEN, M. L.; TUFIK, S. Animal models as ethical tools in biomedical research.  CLR Balieiro Editores, 2010. v. 1. 563 p. Capítulo: Sleep pattern in rats. p.167-194, 2004.

 

ANDERSEN, M. L.; VALLE, A. C.; IARIA, C. T.; TUFIK, S.  Implantação de eletrodos para o estudo eletrofisiológico do ciclo vigília-sono do rato. 1a Edição, São Paulo, Universidade Federal e São Paulo-UNIFESP/EPM (Editores), 2001, 62p.

 

DAL FABBRO, C; CHAVES JR., C. M.; TUFIK, S.  Bases neurais e fisiologia do sono.  In: A Odontologia na Medicina do Sono.  Dental Press (Ed). São Paulo, p.39-62, 2010

 

PAIVA, T.; ANDERSEN, M. L.; TUFIK, S.  O Sono e a Medicina do sono. 1ª. ed.  Barueri : Manole, 2014.  800p.

 

TUFIK, S. (Org.)  Medicina e Biologia do Sono. 1ª. ed.  Barueri : Manole, 2008.  483p.

 

TUFIK, S.; ANDERSEN, M. L.; BITTENCOURT, L. R. A.; MELLO, M. T.  Circadian sleep disorders. International Neurology.  Lisak RP; Truong DD; Carrol WM; Bhidayasiri R (Eds). Wiley-Blackwell, 569-570, 2009.

 

TUFIK, S; ANDERSEN, M. L.; PINTO Jr, L. Sono e Sonhos.  In: Lent R. (Ed).  Neurociência da mente e do comportamento.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p.271-285, 2008.

 

TUFIK, S; GODOI, F. R. L.; ANDERSEN, M. L.  Mecanismos de alerta e atenção e ciclo vigília-sono.  In:  Rui Curi e Joaquim Procopio de A. Filho (Ed). Fisiologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; p.336-342, 2009.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 60 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: não há. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração SONO. Curso optativo: não.

 

Avaliação do Artigo

 

Será realizado em grupos de aproximadamente 3 alunos, sendo distribuído 1 artigo para cada grupo, o qual apresentará uma análise crítica do trabalho com enfoques na fundamentação teórica, hipótese, objetivo e métodos do estudo. Ainda, deverão incluir implicações científicas dos resultados do artigo e suas limitações, finalizando com a estruturação de um projeto científico que dê continuidade ao trabalho avaliado e contenha breve fundamentação, hipótese, objetivos e métodos.

 

Nota final será composta pela média das três avaliações (Provas ao longo da disciplina + Apresentação final + Prova Final)

 

Avisos

 

A nota para aprovação no curso SONO I é de no mínimo 7,0

 

O curso poderá ser frequentado até duas vezes, ou seja, o aluno que reprovar na primeira vez terá somente mais uma chance para obter a aprovação e, consequentemente, os créditos

 

É necessário ter aprovação no curso SONO I - com nota maior ou igual a 7,0 - para efetivar a matrícula no curso SONO II

 

A aprovação nos dois cursos – SONO I e SONO II - é requisito obrigatório para os alunos da Área de Concentração de SONO

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Comunicação Científica

Responsáveis: SABINE POMPÉIA , DÉBORA CRISTINA HIPÓLIDE

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 105

Total de Créditos: 7

Período de Inscrição:

De: 5/1/2015 - Até: 9/2/2015


Período do Curso:

De: 10/2/2015 - Até: 2/6/2015

Horários: : De: 09:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Terça

Local: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

O presente curso tem por objetivo abordar a comunicação de resultados de pesquisas para cientistas, de forma oral (apresentação em congressos, simpósios, cursos, etc.) e escrita (projetos, relatórios, painéis em congressos, manuscritos, respostas a assessores, avaliação como assessor, etc.), com ênfase na redação de artigos científicos.

 

 

Ementa

 

Apresentação do curso

 

Introdução

 

O texto

 

Pesquisa e citação bibliográfica, Tabelas e Figuras

 

Como preparar painéis (“posters”), projetos, relatórios, dissertações/tese

 

Publicação de manuscritos

 

Comunicação oral

 

Estatística

 

Apresentações orais, entrega de manuscritos reelaborados e programa de revisão por pares

 

Continuação de apresentações orais, e entrega de manuscritos avaliados aos autores

 

Discussão sobre elaboração de parecer e resposta a pareceristas

 

 

Conteúdo Programático - Aulas

 

1. (10/02): Apresentação do curso

 

2. (10/03): Introdução

  1. Responsabilidade do pesquisador (artigo no moodle)
  2. Falsificação (artigo no moodle)
  3. Replicabilidade (artigo no moodle)
  4. Quem são os autores? (Autoria - ética). Ver livro

 

3. (17/03): O texto

  1. Seleção do periódico para publicação;
  2. O título
  3. Resumo
  4. Introdução
  5. Material e métodos
  6. Discussão
  7. Agradecimentos
  8. Como e quando usar abreviações

 

4. (24/03): Pesquisa e citação bibliográfica, Tabelas e Figuras.

  1. Continuação da última aula
  2. Como confeccionar e preparar tabelas, figuras e fotografias.

 

5. (31/03): Como preparar painéis (“posters”), projetos, relatórios, dissertações/tese

 

6. (07/04): Publicação de manuscritos

  1. Direitos autorais
  2. Como submeter um manuscrito
  3. O processo de revisão e como lidar com o editor
  4. O processo de publicação e como lidar com as “provas”
  5. Como escrever uma revisão, capítulos de livro, cartas a editores
  6. Fazer uma avaliação como “referee”

 

7. (14/04): Comunicação oral

 

8. (28/04): Estatística.

  1. DP e EP
  2. ANOVAs e MANOVAs
  3. Correlações e regressão
  4. Power analysis
  5. “Ockham’s razor”

 

9. (19/05): Apresentações orais, entrega de manuscritos reelaborados e programa de revisão por pares. Cada aluno entregará o manuscrito reelaborado, que será entregue a um colega para fazer uma avaliação como revisor, seguindo os moldes propostos em referências fornecidas Serão feitas as apresentações orais.

 

10. (26/05): Continuação de apresentações orais, e entrega de manuscritos avaliados aos autores. Os artigos avaliados deverão ser entregues aos colegas até a véspera desta aula. Aqueles que o quiserem poderão redigir respostas ao “revisor”. Serão continuadas as apresentações orais e discutidas as dificuldades encontradas na realização dos pareceres dos trabalhos dos colegas.

 

11. (02/06): Discussão sobre elaboração de parecer e resposta a pareceristas.

 





 

Bibliografia básica: livros

 

Alley M. The Craft of Scientific Presentations: Critical Steps to succeed and Critical Errors to Avoid. Springer, New York, 2003 (p. 241).

 

Booth V. Communicating in Science: Writing a Scientific Paper and Speaking at Scientific Meetings. 2nd Edition. Cambridge University Press, 1996.

 

Day R. A.& Gastel. How to Write and Publish a Scientific Paper, 6th Edition, Westport, Greenwood Press, 2006.

 

Doria Filho U. Introdução à bioestatística para simples mortais. 3ª. Edição. São Paulo, Negócio Editora, 2001.

 

Nicol AAM Pexman PM. Displaying your findings. A practical guide for creating figures, posters, and presentations. 3 ed. Washington, American Psychological Association, 2005.

 

Zierger M. Essentials of writing biomedical research papers. 2nd Ed. MacGraw Hill, 2000.

 

 

Bibliografia complementar: artigos e links disponíveis no moodle da disciplina

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 25 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação com dados já colhidos. Pré-requisitos: Preferência para estudantes com dados coletados. Preferência para estudantes no final do mestrado ou estudantes de doutorado. Curso obrigatório: não. Curso optativo: sim.

 

Recomendação: Favor ler texto sobre a disciplina antes de se matricular, pois envolve muito trabalho fora de aula!!! 

 

Local do curso: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Estatística Aplicada à Psicobiologia - Nível I

Responsáveis: MARIA LUCIA OLIVEIRA DE SOUZA FORMIGONI , ALTAY ALVES LINO DE SOUZA

Carga horária prática: 50 - Carga horária teórica: 55

Total de Créditos: 7

Período de Inscrição:

De: 5/1/2015 - Até: 20/1/2015


Período do Curso:

De: 3/2/2015 - Até: 2/7/2015

Horários: : De: 09:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Terça,Quinta

Local: Laboratório Azarias e Anfiateatro da UDED



 

Objetivos

 

Os métodos de pesquisa e análise são apresentados permeados por uma visão histórica. O uso dos conceitos estatísticos e suas aplicações são imprescindíveis no planejamento e realização de estudos, assim como na descrição dos resultados de pesquisas e elaboração de artigos científicos. A disciplina se caracteriza pela abrangência dos tópicos abordados e por um enfoque comparativo, abordando modelos de estudos de pesquisa básica, com análise do comportamento de animais e modelos de pesquisa clínica e epidemiológica, com ênfase na área de saúde mental e neurobiologia.

 

 

Ementa

 

Possibilitar ao aluno acessar, compreender e realizar de forma estratégica e prática, o desenho do estudo, alinhamento de hipóteses de pesquisa, escolha do processo estatístico adequado e redação apropriada de seus dados em dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 

 

Conteúdo Programático

 

Introdução a análise de dados e conceitos fundamentais: Conceitos de variável e seus tipos. Variável Dependente e Independente. Amostra, população, medidas de tendência central e métodos de coleta de dados. Histórico da estatística e do seu uso nas ciências biológicas.

 

Testes Qui-Quadrado, teste T e ANOVA. Uso de testes post hoc para comparações independentes. Teste para medidas repetidas. Conceitos de teste de Hipótese e nível de significância. Correções para múltiplas medidas (Bonferroni).

 

Análise Multivariada de variância (MANOVA) – Uso de mais de uma variável independente (Tratamento). Aplicações dos modelos com base em bancos de dados. Análise “Between Subjects” e testes post hoc. Ajustes dos níveis de significância para os erros tipo I e II com base nos conceitos de Poder Observado e Tamanho do Efeito.

 

Modelo Linear Geral (GLM). Aplicações dos testes univariados e multivariados em um contexto linear. Verificação das premissas para o teste e aplicações.

 

Análise de Correspondência (ANACOR) para formação de mapas perceptuais com Base em 2 ou mais variáveis categóricas. Conceitos de Inércia, Massa e interpretação do mapa perceptual.

 

Análise Fatorial – teste de interdependência para agrupamento de variáveis contínuas. Premissas para o teste. Aplicação para padronização e criação de índices.

 

Regressão Linear. Modelos preditivos. Cálculo de estimadores com base no método dos mínimos quadrados. Análise do R quadrados e medidas de multicolinearidade, normalidade e homocedasticidade.

 

Regressão Logística. Análise de estimadores com base no método da máxima verossimilhança. Índices Cox e Snell e Nagelkerke. Cálculo das probabilidades de inserção dos indivíduos nos grupos dependentes. Cálculo do OR (Odds Ratio) e sua interpretação e importância na epidemiologia.

 

 





 

Bibliografia básica

 

Field, A. (2009).  Descobrindo a Estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed Editora.

 

Marques de Sá, J.P (2008). Applied Statistics with SPSS, Statistica, Matlab and R. Springer.

 

 

Bibliografia complementar

 

Hair, J., Anderson, R. E., Tatham, W. C., & Black, A. S. (2005). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman.

 

Maroco, J. (2010). Análise Estatística com SPSS Statistics. Editora Legis

 

Batista, L. E., Escuder, M. M., & Pereira, J. C. (2004). A cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo, 1999 a 2001. Revista de Saúde Pública , 38, 603-636.

 

 





 

Outras informações relevantes:

 

Público alvo: 30 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação em quaisquer áreas de formação interessados em conceitos básicos e avançados de planejamento de estudos, análise de dados e estatística aplicada. Pré-requisito: não há. Curso obrigatório: sim. Curso optativo: não.

 

Local das aulas teóricas: Unidade de Dependência de Drogas – UDED - Rua Napoleão de Barros 1038 Bairro Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 

Local das aulas práticas: Laboratório de Informática Prof. Dr. Azarias de Carvalho – LAZ - Edifício Acadêmico Horácio Knesse de Mello Rua Pedro de Toledo 781 1º. Andar Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Estatística Aplicada à Psicobiologia - Nível II

Responsáveis: MARIA LUCIA OLIVEIRA DE SOUZA FORMIGONI , ALTAY ALVES LINO DE SOUZA

Carga horária prática: 50 - Carga horária teórica: 55

Total de Créditos: 7

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 6/7/2015 - Até: 20/7/2015


Período do Curso:

De: 4/8/2015 - Até: 3/12/2015

Horários: : De: 09:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Terça,Quinta

Local: Laboratório Azarias e Anfiteatro da UDED



 

Objetivos

 

Os métodos de pesquisa e análise são apresentados permeados por uma visão histórica. O uso dos conceitos estatísticos e suas aplicações são imprescindíveis no planejamento e  realização de estudos, assim como na descrição dos resultados de pesquisas e elaboração de artigos científicos. A disciplina se caracteriza pela abrangência dos tópicos abordados e por um enfoque comparativo, abordando modelos de estudos de pesquisa básica, com análise do comportamento de animais e modelos de pesquisa clínica e epidemiológica, com ênfase na área de saúde mental e neurobiologia.

 

 

Ementa

 

Possibilitar ao aluno acessar, compreender e realizar de forma estratégica e prática, o desenho do estudo, alinhamento de hipóteses de pesquisa, escolha do processo estatístico adequado e redação apropriada de seus dados em dissertações de mestrado e teses de doutorado utilizando técnicas mais avançadas e customizadas para desenhos experimentais particulares.

 

 

Conteúdo Programático

 

Funcionalidade da análise de modelos de regressão Linear e Logística. Detalhamento de cálculo de medidas de mínimos quadrados e máxima verossimilhança

 

Modalidades de distribuição – Normal, Cauchy, Binomial, Poisson e métodos de diagnóstico e análise descritiva de dados para escolha de modelos subsequentes de análise

 

Modelos Lineares Generalizados para estudos longitudinais (GEE) e Análise de efeitos mistos e hierárquicos (GLZMM). Aplicações, conceituações e usos em desenhos experimentais aplicados em estudos psicobiológicos

 

Análise de dados categorizados – Regressão log-linear

 

Análise de Sobrevivência – Kaplan-Meyer e Regressão Cox

 

Análises Classificatórias – Árvores de Decisão e de Grupos

 

Análise de Equações Estruturais (SEM) e Análise Fatorial Confirmatória (CFA)

 

Análises e modelos específicos para N pequeno – Aplicações em estudos de biologia molecular e animais

 





 

Bibliografia básica

 

Maroco, J. (2010).  Análise Estatística com SPSS Statistics. Editora Legis

 

Maroco, J. (2013).  Modelagem de Equações Estruturais. Editora Legis

 

Marques de Sá, J. P (2008).  Applied Statistics with SPSS, Statistica, Matlab and R. Springer.

 

 

Bibliografia complementar

 

Hair, J., Anderson, R. E., Tatham, W. C., & Black, A. S. (2005).  Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman.

 

Field, A. (2009).  Descobrindo a Estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed Editora.

 

Batista, L. E., Escuder, M. M., & Pereira, J. C. (2004).  A cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo, 1999 a 2001. Revista de Saúde Pública, 38, 603-636.

 





 

Outras informações relevantes:

 

Público alvo: 30 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação em quaisquer áreas de formação interessados em conceitos básicos e avançados de planejamento de estudos, análise de dados e de estatística aplicada. Pré-requisito: ter cursado com aprovação o curso de Estatística Aplicada à Psicobiologia – Nível I não há. Curso obrigatório: não. Curso optativo: sim.

 

Local das aulas teóricas: Unidade de Dependência de Drogas – UDED - Rua Napoleão de Barros 1038 Bairro Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 

Local das aulas práticas: Laboratório de Informática Prof. Dr. Azarias de Carvalho – LAZ - Edifício Acadêmico Horácio Knesse de Mello Rua Pedro de Toledo 781 1º. Andar Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Imunologia do Exercício e as Relações Neuroimunoendócrinas

Responsável: RONALDO VAGNER THOMATIELI DOS SANTOS

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 60

Total de Créditos: 4

Período de Inscrição:

De: 30/7/2015 - Até: 27/8/2015


Período do Curso:

De: 3/9/2015 - Até: 22/10/2015

Horários: : De: 08:00hs - Até: 18:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Sala de Reunião Nº. 02 do Departamento de Psicobiologia



Objetivos

 

A disciplina tem como objetivo discutir, de forma aprofundada, a respeito das influências dos diferentes tipos de exercícios físicos agudos e crônicos sobre relações neuroimunoendócrinas e as implicações dessas influências sobre o comportamento humano.

 

 

Ementa

 

Ao longo da disciplina os alunos discutirão a evolução da imunologia do exercício até os dias atuais. Para isso será dado enfoque aos efeitos dos diferentes tipos de exercício físico agudo e do treinamento sobre mecanismos celulares e moleculares, que modulam a resposta imune inata e adaptativa e como tais mecanismos podem influenciar as relações neuroimunoendócrinas e o comportamento humano. Atenção ao Horário do Curso: das 8h às12h (não presencial) e das14h às 18h (presencial).

 

 

Conteúdo Programático – Docente

 

 

Aula

 

 

História da imunologia do Exercício

 

03/09/2015

 

 

Exercício linfócitos e fagócitos

 

10/09/2015

 

 

Exercício e citocinas

 

17/09/2015

 

 

Imunologia do exercício e sono

 

24/09/2015

 

 

Imunologia do exercício e cognição

 

01/10/2015

 

 

Imunologia do exercício, nutrição e comportamento alimentar

 

08/10/2015

 

 

Novas metodologias e perspectivas  para o estudo da imunologia do exercício

 

15/10/2015

 

 

Seminários

 

 

22/10/2015





 

Bibliografia complementar: artigos

 

Artigos científicos recentemente publicados em revistas internacionais com reconhecido rigor científico e editorial.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 10 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas Pré-requisitos: ser estudante de mestrado ou doutorado. Curso obrigatório: não Curso optativo: sim

 

Atenção ao Horário do Curso: das 8h às12h (não presencial) e das14h às 18h (presencial).

 

Local do curso: Sala de Reunião Nº. 02 do Departamento de Psicobiologia Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Introdução em Análise de Polissonografia em Adultos

Responsável: DALVA LUCIA ROLLEMBERG POYARES

Carga horária prática: 10 - Carga horária teórica: 35

Total de Créditos: 3

Período de Inscrição:

De: 14/7/2015 - Até: 4/8/2015


Período do Curso:

De: 11/8/2015 - Até: 20/10/2015

Horários: : De: 09:00hs - Até: 12:30hs

Dia(s): Terça

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

 

Objetivos

 

O aluno deverá reconhecer a marcação de estágios do sono e eventos associados em indivíduos adultos, além de interpretar relatórios e outros testes realizados em um laboratório de pesquisa de sono. O curso aborda principalmente a parte técnica da Polissonografia em adultos. Dessa forma, o aluno da pós-graduação terá contato durante todo o curso com um tecnólogo reconhecido pela Academia Americana de Medicina do Sono e técnicos treinados com a mesma metodologia do setor de pesquisa do Instituto do Sono, além de aulas com a professora responsável pela disciplina.

 

 

Ementa

 

Histórico e Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.

 

Técnica Polissonográfica (PSG): Principais variáveis fisiológicas avaliadas na PSG, colocação de eletrodos e sensores, registro e acompanhamento dos traçados na PSG

 

Estagiamento do Sono

 

Despertares do EEG

 

Eventos Respiratórios do Sono

 

Eletrocardiograma na PSG

 

Registro e Marcação de Movimentos de Pernas

 

Bruxismo do Sono

 

Parassonias do Sono NREM e REM

 

Teste Múltiplo das Latências do Sono e Teste da Manutenção da Vigília

 

Titulação de PAP

 

 

Conteúdo Programático

 

Dia 11/08/2015 - Aula 1 – Teórica

Das 9h às 10h - Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono – Dalva Lucia Rollemberg Poyares

Das 10h às 12h30 - Bases Neurofisiológicas da Eletroencefalografia

 

Dia 18/08/2015 - Aula 2 – Teórica e Prática

Das 9h às 11h - Polissonografia: instrumentação, montagens e tipos (monitores portáteis) – Silvério Aparecido Garbuio

Das 11h às 12h30 - Apresentação do Laboratório de Sono (Instituto de Sono) - Daniel Ninello Polesel

 

Dia 25/08/2015 - Aula 3 - Teórica

Das 9h às 11h - Estagiamento do Sono e Despertares (Manual 2.2 da Academia Americana de Medicina do Sono) - Silvério Aparecido Garbuio

Das 11h às 12h30 - Teste das Múltiplas Latências do Sono e Teste de Manutenção de Vigília - Lenise Jihe Kim

 

Dia 01/09/2015 - Aula 4 - Teórica

Das 9h às 10h30 - Eventos Respiratórios - Silvério Aparecido Garbuio

Das 10h30 às 11h30 - Movimentos Periódicos de Membros (PLM) - Luciana de Oliveira Palombini

Das 11h30 às 12h30 - Eletrocardiograma na Polissonografia - Fátima Dumas Cintra Luiz

 

Dia 08/09/2015- Aula 5 - Teórica

Das 9h às 11h – Parassonias e Epilepsias durante o Sono - Fernando Morgadinho Santos Coelho e Anna Karla Alves Smith

Das 11h às 12h30 – Bruxismo do Sono na Polissonografia - Milton Maluly Filho e Cibele Dal Fabbro

 

Dia 15/09/2015 - Aula 6 – Teórica e Prática

Das 9h às 11h - Polissonografia em Crianças - Gustavo Antonio Moreira

Das 11h às 12h30 - Aula Prática de Estagiamento de Sono (foco em crianças) /

Aula Prática de Estagiamento de Sono (foco em parassonias e epilepsia) - Simone Barreto dos Santos e João Roberto Reinfelderon Jr.

 

Dia 22/09/2015 - Aula 7 - Teórica

Das 9h às 12h30

Relatório Polissonográfico - Silvério Aparecido Garbuio /

Titulação de Aparelhos de Pressão Positiva Aérea (PAP) - Silverio Aparecido Garbuio /

Polissonografia em Pesquisa - Silvério Aparecido Garbuio

 

Dia 29/09/2015 - Aula 8 - Teórica

Das 9h às 10h30 - Análises Automáticas de Sinais – Diego Robles Mazzotti

Das 10h30 às 12h30 - Registros de Sono em Roedores - Camila Hirotsu

 

Dia 06/10/2015 - Aula 9 - Prática

Das 9h às 12h30 - Aula Prática de Estagiamento de Sono e Marcação de Eventos - Camila Hirotsu, Lenise Jihe Kim e Daniel Ninello Polesel

 

Dia 13/10/2015 - Aula 10 – Prática

Das 9h às 10h30 – Revisão – Silvério Aparecido Garbuio e Camila Hirotsu

Das 10h30 às 12h30 - Aula Prática de Estagiamento de Sono e Marcação de Eventos - Daniel Ninello Polesel e João Roberto Reinfelderon Jr.

 

Dia 20/10/2015 - Aula 11 – Avaliação

 





 

Bibliografia básica

 

AASM - American Academy of Sleep Medicine - International Classification of Sleep Disorders 2nd Edition: Diagnostic and Coding Manual (ICSD-2). Westchester, IL, American Academy of Sleep Medicine, 2005.

 

Berry RB, Brooks R, Gamaldo CE, Harding SM, Marcus CL, Vaughn BV. The AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Events: Rules, Terminology and Technical Specifications, Version 2.0. American Academy of Sleep Medicine, Darien, IL, 2012.

 

Kryger MH, Roth T, Dement WC, Saunders WB (eds).  Principles and Practice of Sleep Medicine.  W.B. Saunders Company, Philadelphia, 2005.

 

Kushida CA, Chediak A, Berry RB, Brown LK, Gozal D, Iber C, Parthasarathy S, Quan SF, Rowley JA. Clinical Guidelines for the Manual Titration of Positive Airway Pressure in Patients with Obstructive Sleep Apnea. J Clin Sleep Med. 2008 Apr 15;4(2):157-71.

 

Kushida CA, Littner MR, Morgenthaler T, Alessi CA, Bailey D, Coleman J Jr, Friedman L, Hirshkowitz M, Kapen S, Kramer M, Lee-Chiong T, Loube DL, Owens J, Pancer JP, Wise M. Practice Parameters for the Indications for Polysomnography and Related Procedures: An Update for 2005. Sleep. 2005 Apr 1;28(4):499-521.

 

http:/www.aasmnet.org/scorinqmanualfaq.aspx


 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 25 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições. Pré-requisito: estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação. Curso obrigatório: sim. Curso optativo: não.

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Maravilhas do Cérebro - Parte II

Responsável: ORLANDO FRANCISCO AMODEO BUENO

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 45

Total de Créditos: 3

Período de Inscrição:

De: 30/1/2015 - Até: 11/3/2015


Período do Curso:

De: 18/3/2015 - Até: 24/6/2015

Horários: : De: 14:00hs - Até: 16:00hs

Dia(s): Quarta

Local: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia



 

Ementa

 

Continuação da leitura do livro O Que O Cérebro Tem Para Contar, de Vilayanur S. Ramachandran;

Leitura do livro Mirror Neurouns, de Giacomo Rizzolatt, e de artigos sobre teoria da mente e conceitualização da mente;

 

 

Conteúdo Programático

 

Neurônios - espelho

Teoria da Mente

Representação

Mentalização

Conceituação

 





 

Bibliografia

 

AMACHANDRAN, Vilayanur S.  O Que O Cérebro Tem Para Contar - Desvendando Os Mistérios Da Natureza Humana.  Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

 

CHIAVARINO, Claudia; APPERLY, Ian A.; HUMPHREYS, Glyn W.  Understanding Intentions : distinct processes for mirroring, representing and conceptualizing.  Current Directions In Psychological Science, n. 21, v.5, p. 284-289, 2012.

 

FRITH, Uta.  Mind Blindness and the Brain in Autism.  Neuron, v. 32, p. 969-979, dez. 2001.

 

OVERWALLE, FranK Van; BAETENS, Kris.  Understanding otlhers’ actions and Goals by Mirror and Mentalizing systems : a meta-analysis.  NeuroImage, n. 48, p. 564-584, 2009.

 

RIZZOLATTI, Giacomo.  Mirror Neurouns,

 

RIZZOLATTI, Giacomo.; SINIGAGLIA, C.  The Functional Role of the Parieto-frontal Mirror Circuit : interpretations and misinterpretations.  Nature Reviews Neuroscience, n.11, p. 264-274, 2010.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 10 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: ter cursado com aprovação o curso Maravilhas do Cérebro – Parte I. Curso obrigatório: não. Curso optativo: sim.

 

Local do curso: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Medicina do Sono

Responsáveis: SONIA MARIA GUIMARÃES PEREIRA TOGEIRO DE MOURA , HELENA HACHUL DE CAMPOS

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 75

Total de Créditos: 5

Período de Inscrição:

De: 5/1/2015 - Até: 19/2/2015


Período do Curso:

De: 13/4/2015 - Até: 27/5/2015

Horários: : De: 08:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Segunda,Quarta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

Propiciar ao aluno conhecimentos fundamentais na área  clínica de sono bem como diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono.

 

 

Ementa

 

Histórico da medicina do Sono

 

Classificação dos Distúrbios de Sono

 

Insônia- Definição / Diagnóstico / Comorbidades e Consequências / Tratamento Farmacológico e não-Farmacológico

 

Aspectos Técnicos do Laboratório de Sono / Exames diagnósticos no Sono

 

Distúrbios respiratórios do sono - Fisiopatogenia, quadro clinico e diagnóstico

 

Consequências da Apneia do Sono:humor, cognição e metabolismo / cardiovasculares

 

Apnéia do sono obstrutiva – Tratamento com Aparelhos de pressão positiva e tratamento geral / aparelhos intra-orais e cirurgias

 

Narcolepsia

 

Sonolência e acidentes

 

Síndrome de pernas inquietas - Diagnóstico e tratamento farmacológico / Tratamento não farmacológico

 

Distúrbios do ritmo circadiano

 

Distúrbios do sono na criança e adolescência I e II

 

Bruxismo

 

Distúrbios do sono em clínica médica

 

Distúrbios do sono em transtornos mentais

 

Sono na Mulher

 

Sono e envelhecimento

 

 

Conteúdo Programático - Docente

 

 

Aula

 

 

Atividade

 

 

Epidemiologia do sono - Sergio Tufik / Camila Hirotsu

Classificação dos distúrbios do sono - Lia Rita de Azeredo Bittencourt

 

 

13/04/2015

 

 

 

 

Polissonografia – Visita ao Instituto do Sono – Silvério Aparecido Garbuio

 

ATENÇÃO: todas as aulas serão realizadas no Anfiteatro Brasil Tufik exceto a aula do dia 15/04/2015 que será realizada na Sala de Aula Jandira Masur do Depto. Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 

 

15/04/2015 

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

Divisão de grupos, entrega dos artigos pré-selecionados pelos professores e do roteiro da avaliação.

 

 

Não há aula

Recesso cf https://www.unifesp.br/reitoria/propessoas/

20 – 2ª feira – Recesso

21 – 3ª feira - Tiradentes - Feriado Nacional

 

 

20/04/2015

 

 

Não há aula

Recesso cf https://www.unifesp.br/reitoria/propessoas/

20 – 2ª feira – Recesso

21 – 3ª feira - Tiradentes - Feriado Nacional

 

 

Distúrbios respiratórios do sono (DRS)

Fisiologia respiratória no sono - Lia Rita de Azeredo Bittencourt

Fisiopatogenia e diagnóstico dos DRS - Sonia Maria Guimarães Pereira Togeiro de Moura / Lia Rita de Azeredo Bittencourt

 

 

22/04/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Tratamento dos distúrbios respiratórios do sono (DRS)

Pressão aérea positiva - Lia Rita de Azeredo Bittencourt

Aparelhos intra-orais na apnéia do sono - Cibele Dal Fabbro

Aspectos cirúrgicos da apnéia do sono - Fernanda Louise Martinho Haddad

 

 

27/04/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Hipersonias - Fernando Morgadinho Santos Coelho

Narcolepsia - Fernando Morgadinho Santos Coelho

 

29/04/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

Aula do professor

 

 

Distúrbios de Movimento

Síndrome das pernas inquietas + distúrbios do movimento periódico das pernas - Luciano Ribeiro Pinto Junio

Bruxismo - Milton Maluly Filho

 

 

04/05/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

Apresentação do artigo

Aula do professor)

 

 

Distúrbios do ritmo circadiano do ciclo vigília-sono - Luciana de Oliveira Palombini

 

 

06/05/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

Apresentação do artigo

Aula do professor

 

 

Pediatria do sono e parassonias - Gustavo Antonio Moreira

 

 

11/05/2015

 

 

Apresentação do artigo

Aula do professor

 

 

Doenças clínicas - Suely Steinschreiber Roizenblatt

Doenças mentais e neurológicas - Ligia Mendonça Lucchesi

 

13/05/2015

 

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

Apresentação do artigo

Aula do professor

 

 

Insônia

Definição / Diagnóstico / Comorbidades e Consequências - Dalva Lucia Rollemberg Poyares

Tratamento farmacológico e não-farmacológico - Dalva Lucia Rollemberg Poyares

 

 

18/05/2015

 

Prova da Aula Anterior (2 questões; valor total 1 ponto)

 

 

Seminário dos Artigos: primeira parte

 

 

20/05/2015

 

 

 

Seminário dos Artigos: segunda parte

 

 

25/05/2015

 

 

 

Prova Final

 

 

27/05/2015

 

 





 

Bibliografia

 

Tratado de Medicina e Biologia do Sono – Editor: Sergio Tufik – Editora Manole.

 

American Academy of Sleep Medicine - AASM. International Classification of Sleep Disorders 2nd Edition: Diagnostic and Coding Manual (ICSD-2). Westchester, IL, American Academy of Sleep Medicine, 2005.

 

Berry RB, Brooks R, Gamaldo CE, Harding SM, Marcus CL, Vaughn BV and Tangredi MM for the American Academy of Sleep Medicine. The AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Events: Rules, Terminology and Technical Specifications, Version 2.0. www.aasmnet.org, Darien, Illinois: American Academy of Sleep Medicine, 2012.

 

Bittencourt, L.R.A. Diagnóstico e tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. Guia Prático, 2 edição. São Paulo, Livraria Médica Paulista Editora; 1-100, 2008.

 

Laboratório do Sono. Editores: Lia Rita Azeredo Bittencourt, Rogerio Santos Silva e Silva Conway.

 

Sono:aspectos profissionais e suas interfaces na saúde.Editor: MarcoTúlio de Melo.

 

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 60 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: ter cursado com aprovação o curso de Biologia do Sono (SONO I). As inscrições serão efetivadas somente após a aprovação no SONO I. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração SONO. Curso optativo: não.

 

Avaliação do Artigo

 

.      Será realizado em grupos de aproximadamente três alunos, sendo distribuído 1 artigo para cada grupo, o qual apresentará uma análise crítica do trabalho com enfoques na fundamentação teórica, hipótese, objetivo e métodos do estudo. Ainda, deverão incluir implicações científicas dos resultados do artigo e suas limitações, finalizando com a estruturação de um projeto científico que dê continuidade ao trabalho avaliado e contenha breve fundamentação, hipótese, objetivos e métodos.

 

Roteiro da Avaliação do Artigo

 

.      Apresentar a fundamentação teórica do estudo

.      Hipótese do estudo: questionar se a Introdução do estudo fundamenta a hipótese

.      Objetivos: há clareza na pergunta?

.      Os métodos respondem aos objetivos propostos?

.      Existiria algum método mais adequado para responder a pergunta?

.      Quais as implicações dos resultados para a Ciência do Sono

.      Quais as limitações do estudo?

.      A conclusão está de acordo com os objetivos e resultados encontrados?

.      Com os resultados obtidos neste estudo, quais novas perguntas podem ser levantadas? Estruturar esta pergunta em forma de projeto científico: contendo breve fundamentação, hipóteses, objetivos e métodos.

 

Nota Final: média das 3 avaliações (Provas ao longo da disciplina + Apresentação artigo+ Prova Final)

 

Avisos

 

.      A nota para aprovação no curso SONO II é de no mínimo 7,0

 

.      O curso poderá ser frequentado até duas vezes, ou seja, o aluno que reprovar na primeira vez terá somente mais uma chance para obter a aprovação e, consequentemente, os créditos

 

.      É necessário ter aprovação no curso SONO I - com nota maior ou igual a 7,0 - para efetivar a matrícula no curso SONO II

 

.      A aprovação nos dois cursos – SONO I e SONO II - é requisito obrigatório para os alunos da Área de Concentração de SONO

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 

ATENÇÃO: todas as aulas serão realizadas no Anf. Brasil Tufik exceto a aula do dia 15/04/2015 que será realizada na Sala de Aula Jandira Masur do Depto. Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 





  • Curso
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  • Ementa
  • Bibliografia
  • Critérios para Ingresso


Curso: Métodos de Revisão Sistemática Aplicados às Ciências da Saúde

Responsáveis: CLEUSA PINHEIRO FERRI , TIAGO DA VEIGA PEREIRA

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 60

Total de Créditos: 4

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 6/7/2015 - Até: 24/7/2015


Período do Curso:

De: 6/8/2015 - Até: 26/11/2015

Horários: : De: 08:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

Essa disciplina visa apresentar de forma crítica e prática os fundamentos teóricos da revisão sistemática. As principais técnicas estatísticas empregadas na síntese quantitativa de dados (meta-análise) na área das ciências biomédicas também serão discutidas. O objetivo é fornecer ao egresso um panorama abrangente e detalhado sobre o papel da revisão sistemática desde os estudos pré-clínicos até a tomada de decisão no Sistema Único de Saúde – enfatizando a importância da sistematização da evidência para a promoção da pesquisa.

 

 

Ementa

 

A revisão sistemática e a síntese de estimativas de estudos similares (meta-análise) têm se tornado fundamentais não somente para o desenvolvimento científico, mas também para a tomada de decisão em saúde. De modo importante, o aumento do número de publicações científicas tem trazido a necessidade da visualização da literatura numa forma sucinta, abrangente e quantitativa. Dessa maneira, a revisão sistemática e a meta-análise perfazem conteúdos cruciais para a formação dos pós-graduandos, para que estes se capacitem a interpretar e realizar revisões sistemáticas/meta-análise no contexto em que estiverem inseridos – seja no âmbito pré-clínico (pesquisa de bancada) ou no ambiente diretamente envolvido com humanos (estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados).

 

 

Conteúdo Programático

 

Definição de revisão: narrativa vs sistemática

 

Em que circunstancia é necessária uma revisão sistemática (RS)?

 

Etapas da realização de uma RS

 

Fontes de informação para realização de uma RS

 

Bases de dados e repositórios nacionais e internacionais de RS

 

Meta-análise: introdução

 

Meta-análise: heterogeneidade

 

Meta-análise: viés de publicação

 

Softwares para revisão sistemática e meta-análise

 

Fenômenos e dinâmicas de publicação que afetam a evidência

 

Ferramentas para avaliação do rigor metodológicos dos estudos

 

Ferramentas para avaliação da qualidade da evidência

 

Revisão sistemática: aplicações em estudos pré-clínicos

 

Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde e redes de avaliação de tecnologias em saúde

 

Discussão de revisões sistemáticas reais em grupos

 





 

Bibliografia básica

 

PEREIRA, T. V.  Aplicação da Meta-análise em Cardiologia Molecular. In: José Eduardo Krieger. (Org.). Bases Moleculares das Doenças Cardiovasculares. 1 ed. : Atheneu, 2008, v. 1, p. 97-112.

 

PAI, M et al.  Systematic reviews and meta-analyses: An illustrated, step-by-step guide. The National Medical Journal of India 2004;17(2): 86-95.

 

KHAN, KS.  Five steps to conducting a systematic review. J R Soc Med. Mar 2003; 96(3): 118–121.

 

BORENSTEIN M, HEDGES LV, HIGGINS JPT, ROTHSTEIN HR.  Introduction to Meta-analysis. Chichester (UK): John Wiley & Sons, 2008.

 

HIGGINS JPT, GREEN S (EDITORS).  Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0 [updated March 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011.  Available from www.cochrane-handbook.org.

 

 

Bibliografia complementar

 

MURAD MH et al.  How to read a systematic review and meta-analysis and apply the results to patient care: users' guides to the medical literature. JAMA. 2014 Jul;312(2):171-9.

 

PEREIRA TV, HORWITZ RI, IOANNIDIS JP.  Empirical evaluation of very large treatment effects of medical interventions. JAMA. 2012 Oct 24;308(16):1676-84.

 

ELLIOTT JH et al.  Living systematic reviews: an emerging opportunity to narrow the evidence-practice gap. PLoS Med. 2014 Feb 18;11(2):e1001603.

 

NIKOLAKOPOULOU A, MAVRIDIS D, SALANTI G.  How to interpret meta-analysis models: fixed effect and random effects meta-analyses. Evid Based Ment Health. 2014 May; 17(2):64.

 

CIPRIANI A, BARBUI C, RIZZO C, SALANTI G.  What is a multiple treatments meta-analysis? Epidemiol Psychiatr Sci. 2012 Jun;21(2):151-3.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação da Unifesp, com prioridade dada aos alunos do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia. Pré-requisitos: conhecimentos básicos de bioestatística, metodologia de pesquisa e desenhos de estudos. Curso obrigatório: não Curso optativo: sim

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





  • Curso
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  • Ementa
  • Bibliografia
  • Critérios para Ingresso


Curso: On Defining Emotion

Responsável: MARIA GABRIELA MENEZES DE OLIVEIRA

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 60

Total de Créditos: 4

Período de Inscrição:

De: 5/1/2015 - Até: 20/1/2015


Período do Curso:

De: 6/2/2015 - Até: 26/6/2015

Horários: : De: 14:00hs - Até: 18:00hs

Dia(s): Sexta

Local: Centro de Pesquisa do Departamento de Psicobiologia



 

Ementa

 

O curso será baseado em leitura e discussão de artigos de uma sessão especial da revista Emotion Review que apresentam visões variadas de estudiosos da área a respeito de como definir o termo “emoção”.

 

 

Conteúdo Programático

 

James A. Russell Introduction to Special Section: On Defining Emotion

 

Thomas Dixon “Emotion” : The History of a Keyword in Crisis

 

Kevin Mulligan and Klaus R. Scherer Toward a Working Definition of Emotion

 

Andrea Scarantino How to Define Emotions Scientifically

 

William A. Cunningham and Tabitha Kirkland Emotion, Cognition, and the Classical Elements of Mind

 

John Deigh Comments on Dixon, Scarantino, and Mulligan and Scherer

 

Joseph LeDoux A Neuroscientist’s Perspective on Debates about the Nature of Emotion

 

Asifa Majid The Role of Language in a Science of Emotion

 

Richard A. Shweder The Cultural Psychology of Natural Kinds and the Deconstruction of the Emotions: A Comment

 

Claudia Wassmann On Emotion and the Emotions: A Comment to Dixon, Mulligan and Scherer, and Scarantino

 

Thomas Dixon “Emotion” : One Word, Many Concepts

 

Kevin Mulligan and Klaus R. Scherer Definitions Come in Many Kinds : Reply to Comments

 

Andrea Scarantino Some Further Thoughts on Emotions and Natural Kinds

 





 

Bibliografia

 

Emotion Review (2012) 4: 337-443

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 04 vagas para estudantes de mestrado ou doutorado matriculados no PPG Psicobiologia sob a orientação ou co-oirientação da Profa. Dra. Maria Gabriela Menezes de Oliveira. Pré-requisito: ser orientando da Profa. Dra. Maria Gabriela Menezes de Oliveira. Curso obrigatório: sim, para alunos orientados pela professora Maria Gabriela Menezes de Oliveira. Curso optativo: sim para alunos co-orientados pela professora

 

Local do curso: Sala Centro de Pesquisa do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Princípios Éticos na Pesquisa Científica

Responsáveis: MONICA LEVY ANDERSEN , JOSE CARLOS FERNANDES GALDUROZ

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 105

Total de Créditos: 7

Período de Inscrição:

De: 5/1/2015 - Até: 4/2/2015


Período do Curso:

De: 5/2/2015 - Até: 7/5/2015

Horários: : De: 14:00hs - Até: 18:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

O objetivo deste curso será apresentar de forma sucinta e objetiva informações a respeito de princípios éticos na condução de pesquisas clínicas bem como no uso apropriado de animais de experimentação na pesquisa biomédica. Os princípios abordados têm o propósito de proporcionar a todos aqueles que realizam pesquisas clínicas e/ou utilizam animais de laboratório. Serão ressaltados aspectos históricos da ética na pesquisa e também a validade do animal como objeto de estudo e oferecer orientação e assistência na condução de pesquisa e testes laboratoriais.

 

 

Ementa

 

Ética

 

Plágio

 

Princípios éticos na experimentação animal: conceitos gerais

 

Experimentação com ratos e camundongo

 

Eutanásia

 

Biossegurança e Normas para credenciamento de biotérios

 

Histórico da experimentação animal no Brasil

 

Redação de projetos para Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIFESP)

 

Biotério

 

Cuidados e manutenção dos animais de laboratório

 

Manejo dos animais / Alimentação e hidratação

 

Saúde dos animais de laboratório

 

Padronização genética de linhagens modificadas

 

Uso de técnicas de biologia molecular na experimentação animal

 

Controle do macro e do microambiente

 

 

Itens

 

 

Conteúdo Programático – Docente

 

 

Aula

 

 

I

 

 

Princípios éticos na pesquisa humana I - José Carlos Fernandes Galduróz

 

 

05/02/2015

 

 

II

 

 

Princípios éticos na pesquisa humana II - José Carlos Fernandes Galduróz

 

 

12/02/2015

 

 

III

 

 

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e CONEP - José Carlos Fernandes Galduróz

TCLE e Termo de Assentimento

Placebo

Pró-labore

 

 

19/02/2015

 

 

IV

 

 

Redação de projetos para Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIFESP) e Plataforma Brasil - Mirian Ghiraldini

 

 

26/02/2015

 

 

V

 

 

Ética na preparação de textos científicos - Monica Levy Andersen

 

 

05/03/2015

 

 

VI

 

 

Princípios éticos na experimentação animal – Monica Levy Andersen - + avaliação para Turma 1 (clínicos)

 

 

12/03/2015

 

 

VII

 

 

Como funciona o CEDEME? - Heloisa Allegro

Controle sanitário dos animais de experimentação - Heloisa Allegro

 

 

19/03/2015

 

 

VIII

 

 

Histórico da experimentação animal no Brasil - Comissão do Biotério

 

 

26/03/2015

 

 

IX

 

 

Experimentação com ratos e camundongo - Monica Levy Andersen

Eutanásia

Avaliação das primeiras aulas

 

 

02/04/2015

 

 

X

 

 

Saúde dos animais de laboratório e controle do ambiente - Tatiana Helfenstein

 

 

09/04/2015

 

 

XI

 

 

Como detectar dor em roedores - Tatiana Helfenstein

 

 

16/04/2015

 

 

XII

 

 

CEUA-UNIFESP: avaliação dos projetos da comunidade acadêmica - Monica Levy Andersen e Equipe CEUA

 

 

23/04/2015

 

 

XIII

 

 

Cuidados e manutenção dos animais de laboratório - Eduardo Pompeu

 

 

30/04/2015

 

 

XIV

 

 

Avaliação final

 

 

07/05/2015

 





 

Bibliografia

 

Animal models as ethical tools in biomedical research. ANDERSEN, ML; TUFIK, S. CLR Balieiro Editores, São Paulo, 2004.

 

Estresse e suas Interferências. In: Cuidados e Manejo de Animais de Laboratório, Atheneu. VÂNIA GOMES DE MOURA MATTARAIA; VALDEREZ BASTOS VALERO LAPCHIK, GUI MI KO (Eds). Atheneu, São Paulo, 2009.

 

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 60 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: não há. Curso obrigatório: sim, o curso inteiro é obrigatório para todos os alunos regularmente matriculados no PPG em Psicobiologia, entretanto, ATENÇÃO, os alunos do Psicobio que fazem projeto clínico têm a obrigatoriedade de cursar apenas as primeiras sete aulas do curso. Curso optativo: não.

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





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Curso: Psicofarmacologia

Responsáveis: DEBORAH SUCHECKI , ISABEL MARIAN HARTMNN DE QUADROS

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 90

Total de Créditos: 6

Período de Inscrição:

De: 5/1/2015 - Até: 27/1/2015


Período do Curso:

De: 12/2/2015 - Até: 18/6/2015

Horários: : De: 08:30hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

O curso visa apresentar os principais sistemas de neurotransmissão e os métodos bioquímicos para a sua avaliação. Além disso, o curso tem como objetivo fornecer os conhecimentos básicos para correlacionar as a função desses neurotransmissores em condições normais e patológicas.

 

 

Ementa

 

Fisiologia do Neurônio, Fundamentos de Neurotransmissão, Técnicas Utilizadas para o Estudo da Função Neuronal, Sistema Catecolaminérgico, Sistema Serotoninérgico, Sistema Colinérgico, Sistema Glutamatérgico, Sistema GABAérgico, Sistema Canabinóide, Neuropeptídeos.

 





 

Bibliografia

 

Textbook of Psychopharmacology – Alan Schatzberg & Charles Nemeroff.

 

The Biochemical Basis of Neuropharmacology - Jack R. Cooper, Floyd E. Bloom, and Robert H. Roth.

 

Molecular Neuropharmacology: A Foundation for Clinical Neuroscience, Second Edition by Eric Nestler, Steven Hyman, and Robert Malenka.

 

Essential Psychopharmacology – Stephen M. Stahl

 

 

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 24 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisito: estudantes de mestrado e de doutorado regularmente matriculados em programas de pós-graduação strictu sensu e que estejam envolvidos em estudos que requeiram conhecimentos em Psicofarmacologia. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração PSICOBIO/PSICOFARM. Curso optativo: não.

 

Aviso: o curso é semanal - todas as 5ª-feiras - das 8h30 às12h - a começar no dia 12/02/2015 - exceto no dia 04/06/2015 – e a terminar no dia 18/6. ATENÇÃO: não haverá aula no dia 04/06/2015.

 

Local do curso: Sala de Aula Jandira Masur do Departamento de Psicobiologia - Rua Botucatu 862 Edifício de Ciências Biomédicas 1º. andar Bairro Vila Clementino CEP 04023-062 São Paulo SP Brasil

 

 





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Curso: Seminários de Atualização Científica em Abuso de Drogas (1º Semestre)

Responsáveis: ANA REGINA NOTO FARIA , JOSE CARLOS FERNANDES GALDURÓZ

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 30

Total de Créditos: 2

Período de Inscrição:

De: 5/2/2015 - Até: 23/2/2015


Período do Curso:

De: 5/3/2015 - Até: 25/6/2015

Horários: : De: 11:00hs - Até: 12:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Anfiteatro da Unidade de Dependência de Drogas – UDED



 

Objetivos

 

Promover atualização científica de alunos de pós-graduação, em relação a temas relacionados ao uso indevido de drogas nas áreas de pesquisa básica, clínica e epidemiológica. A disciplina terá também os objetivos secundários de desenvolver habilidade de apresentação de artigos científicos e despertar percepção crítica em relação aos artigos apresentados.

 

 

Ementa

 

Apresentação e debates sobre trabalhos científicos recentemente publicados em periódicos indexados internacionalmente, realizada por alunos de pós-graduação sob a supervisão dos orientadores da área, com a participação de alunos de Iniciação Científica. O professor responsável pela disciplina deverá mudar a cada ano, com alternância entre os professores da Área de Concentração MESAD, sendo que os professores Carlos Fernandes Galduróz e Ana Regina Noto e José estão na coordenação do Seminários.

 

 

Conteúdo Programático

 

Dia 05/03 – apresentação do curso e organização das atividades

 

Dia 12/03 – início das apresentações

 

Dia 25/06 – avaliação e encerramento

 





 

Bibliografia

 

Trabalhos recentemente publicados nas revistas Addiction, Alcoholism Clinical and Experimental Research, Drug and Alcohol Dependence, Psychopharmacology, Addictive Behaviors, dentre outras de nível equivalente.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisitos: não há. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração MESAD. Curso optativo: não

 

Local do curso: Anfiteatro da Unidade de Dependência de Drogas – UDED - Rua Napoleão de Barros 1038 Bairro Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 





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  • Ementa
  • Bibliografia
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Curso: Seminários de Atualização Científica em Abuso de Drogas (2º Semestre)

Responsáveis: JOSE CARLOS FERNANDES GALDURÓZ , ANA REGINA NOTO FARIA

Carga horária prática: 15 - Carga horária teórica: 30

Total de Créditos: 3

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 25/6/2015 - Até: 30/7/2015


Período do Curso:

De: 4/8/2015 - Até: 24/11/2015

Horários: : De: 13:30hs - Até: 15:00hs

Dia(s): Terça

Local: Anfiteatro da Unidade de Dependência de Drogas – UDED



 

Objetivos

 

Promover atualização científica de alunos de pós-graduação, em relação a temas relacionados ao uso indevido de drogas nas áreas de pesquisa básica, clínica e epidemiológica. A disciplina terá também os objetivos secundários de desenvolver habilidade de apresentação de artigos científicos e despertar percepção crítica em relação aos artigos apresentados.

 

 

Ementa

 

Apresentação e debates sobre trabalhos científicos recentemente publicados em periódicos indexados internacionalmente, realizada por alunos de pós-graduação sob a supervisão dos orientadores da área, com a participação de alunos de Iniciação Científica. O professor responsável pela disciplina deverá mudar a cada ano, com alternância entre os professores da Área de Concentração MESAD, sendo que os professores José Carlos Fernandes Galduróz e Ana Regina Noto estão na coordenação do Seminários.

 

 

Conteúdo Programático

 

Dia 04/08 – apresentação do curso e organização das atividades

 

Dia 11/08 – início das apresentações

 

Dia 24/11 – avaliação e encerramento

 





 

Bibliografia

 

Trabalhos recentemente publicados nas revistas Addiction, Alcoholism Clinical and Experimental Research, Drug and Alcohol Dependence, Psychopharmacology, Addictive Behaviors, dentre outras de nível equivalente.

 

 

Bibliografia complementar: artigos e links disponíveis no moodle da disciplina

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas. Pré-requisitos: não há. Curso obrigatório: sim, para os alunos matriculados na Área de Concentração MESAD. Curso optativo: não

 

Local do curso: Anfiteatro da Unidade de Dependência de Drogas – UDED - Rua Napoleão de Barros 1038 Bairro Vila Clementino São Paulo SP Brasil

 





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  • Critérios para Ingresso


Curso: Terapias Alternativas, Complementares e Integrativas no Tratamento de Insônia

Responsáveis: HELENA HACHUL DE CAMPUS , JOSÉ CARLOS FERNANDES GALDURÓZ

Carga horária prática: 0 - Carga horária teórica: 30

Total de Créditos: 2

Curso com inscrição aberta - Inscreva-se

Período de Inscrição:

De: 6/7/2015 - Até: 24/7/2015


Período do Curso:

De: 6/8/2015 - Até: 22/10/2015

Horários: : De: 15:00hs - Até: 18:00hs

Dia(s): Quinta

Local: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia



 

Objetivos

 

Aluno tomar conhecimento dos tratamentos alternativos e complementares aos farmacológicos na insônia.

 

 

Ementa

 

Sabe-se que cerca de 32% da população tem insônia e sobre as consequências deste problema no dia seguinte, sendo que esta porcentagem tende a duplicar nas mulheres após a menopausa. Através de aulas expositivas, apresentação de artigos científicos e algumas práticas pretende-se abranger tanto os tratamentos clássicos com fármacos para a insônia, quanto propiciar critérios para identificação de fatores associados ao fenômeno da insônia, bem como conhecer e estimular pesquisas complementares no tratamento deste transtorno.

 

 

Conteúdo Programático – Docente

 

 

Aula

 

 

Apresentação do curso – Helena Hachul de Campos

O Indivíduo e a Doença: visão holística - Helena Hachul de Campos e José Carlos Fernandes Galduróz

 

 

06/08/2015

 

 

Transtornos Mentais e Insônia - José Carlos Fernandes Galduróz

 

 

13/08/2015

 

 

Insônia, Diagnóstico e Tratamento Farmacológico nas Mulheres - Helena Hachul de Campos

 

 

20/08/2015

 

 

Insônia Diagnóstico e Tratamento Farmacológico – Dalva Lucia Rollemberg Poyares

 

27/08/2015

 

 

Psicoterapia - Isabel Cristina Weiss de Souza

 

03/09/2015

 

 

Meditação e Yoga

 

 

10/09/2015

 

 

Homeopatia e Antroposofia

 

 

17/09/2015

 

 

Acupuntura e Massagem

 

 

24/09/2015

 

 

Fisioterapia e Nutrição

 

08/10/2015

 

 

Fitoterapia e Integrativa

 

 

15/10/2015

 

 

Avaliação - Helena Hachul

 

 

22/10/2015

 





 

Bibliografia

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SONO.  Insônia: do diagnóstico ao tratamento – III Consenso de insônia – 2013.

 

ATTARIAN, H.; HACHUL, H.; GUTTUSO, T.; PHILLIPS, B.  Treatment of Chronic Insomnia Disorder in Menopause: Evaluation of Literature. Menopause (New York, N.Y.), 2014

 

HACHUL, H.; OLIVEIRA, D.S.; BITTENCOURT, L. R. A.; ANDERSEN, M.L.; TUFIK, S.  The beneficial effects of massage therapy for insomnia in postmenopausal women. Sleep Science (Online), 2014.

 

HACHUL, H.; TUFIK, S.; ANDERSEN, M.L.  How does sleep relate to metabolic syndrome in women with sexual dysfunction?. The Journal of Sexual Medicine (Print), 2014.

 

HACHUL, H.; MONSON, C.; KOZASA, E.; OLIVEIRA, D. S.; GOTO, V.; AFONSO, R.; LLANAS, A. C.; TUFIK, S.  Complementary and alternative therapies for treatment of insomnia in women in postmenopause. Climacteric (Carnforth) , 2014.

 





 

Outras informações relevantes

 

Público alvo: 20 vagas destinadas a estudantes de pós-graduação matriculados no Programa de Psicobiologia, em outros programas da Unifesp ou em programas de outras instituições ou, ainda, estudantes em período probatório e ouvintes, enquanto houver disponibilidade de vagas Pré-requisitos: não há. Curso obrigatório: não Curso optativo: sim

 

Local do curso: Anfiteatro Brasil Tufik do Departamento de Psicobiologia – Rua Napoleão de Barros 925 Térreo Bairro Vila Clementino 04024-002 São Paulo SP Brasil

 





 
 
    Rua Botucatu, 862 - 1o. Andar - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04023062
    Telefone: (011) 2149-0155 / Ramal: (011) 2149-0179 - FAX: (011) 5572-5092
    E-Mail: ppg.psicobiologia@unifesp.br
Departamento de Psicobiologia    
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP